A Paróquia de Nossa Senhora da Paz, na cidade de Paranaguá, convida a todos os devotos e fiéis para participar da missa em louvor a São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e escritores. A celebração acontecerá na Paróquia Nossa Senhora da Paz, nesta sexta-feira, 24, às 19h30.
“Ao celebrarmos a memória de São Francisco de Sales, nós rezamos por todos os jornalistas e escritores, homens e mulheres em todo o mundo são chamados para testemunhar a pessoa de Jesus Cristo”, declarou o padre Fábio Lima, pároco da igreja de Nossa Senhora da Paz”.
São Francisco de Sales foi escolhido para ser o padroeiro dos jornalistas e escritores, porque em sua época tinha o costume de escrever muitos livros, folhetos e panfletos. Após a escrita, procurava por jornalistas, para que estes escritos fossem publicados nos jornais da época.
- 57.ª Festa em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes inicia neste sábado em Paranaguá
- Festividade de São Sebastião acontece na Ilha do Amparo
Outra atitude bastante curiosa era de que o santo sempre colocou como prioridade em sua vida, a propagação da fé cristã, por isso, dedicava-se a colocar folhetos e panfletos debaixo das portas das casas de diversas famílias, tendo ajuda dos veículos de comunicação da época para divulgação.
“Este é um exemplo de homem bondoso e de grande sabedoria, deste modo, nós rezamos hoje por todos os jornalistas e escritores, pedindo ao Senhor Jesus que conceda a todos esses profissionais, sabedoria, docilidade e testemunho de vida diante de um mundo tão cheio de dores e flagelos. Desejo que São Francisco de Sales rogue pelos nossos jornalistas e escritores” destacou o padre Fábio Lima.
O pároco convida a todos os jornalistas e comunicadores para participarem da santa missa no dia de hoje, às 19h30 e esta missa se torna especial para rezar por todos os profissionais de comunicação.
“Por isso, convido a todos os jornalistas, comunicadores, escritores para este momento de fé, junto a nossa Pastoral da Comunicação (Pascom) para celebrar a memória de São Francisco de Sales, importante bispo e doutor da igreja. Desejo que São Francisco de Sales interceda por todos os profissionais, jornalistas, escritores, pelos membros da Pascom”, finalizou o pároco padre Fábio Lima.
A celebração da missa em honra a São Francisco de Sales ocorre na Paróquia Nossa Senhora da Paz, 24 de janeiro às 19h30. A paróquia está localizada na Rua Maneco Viana, 1042, Jardim Alvorada.
Quem foi São Francisco de Sales
Neste dia 24 de janeiro, é o dia de São Francisco de Sales, um importante santo bispo e doutor da Igreja Católica. Nascido na província de Savóia em 1567, dentro de uma nobre família de Barões de Boisy, crescendo, portanto, no castelo de Sales.
Desde cedo, fez voto de castidade desde muito cedo e por influências de sua mãe estudou com os padres da Companhia de Jesus, onde aprendeu diversas línguas. Quando adulto, estudou direito em Pádua, mas optou por ser padre e aos 26 anos foi ordenado sacerdote, sempre buscando a santidade para si e para os outros.
Anos mais tarde foi nomeado bispo de Genebra e em suas pregações eram acompanhadas de muito zelo apostólico e evangelização. São Francisco de Sales gostava muito de escrever e sempre pedia à imprensa ajuda para propagar a doutrina cristã. Era um bispo muito ativo, realizava visitas em paróquias, reorganizou mosteiros, conventos e sempre se dedicava muito às pregações e catequese aos fiéis.
São Francisco de Sales faleceu aos 55 anos no dia 28 de dezembro de 1622, em Lyon e durante os 21 anos de sua vida, viveu para auxiliar os mais humildes e pelo seu episcopado, sempre pregando sobre a importância da vida em santidade.
A amizade com Santa Joana Francisca Chantal
Joana Francisca Chantal, como era chamada antes de ser intitulada santa pela igreja, tinha uma grande amizade com Francisco de Sales e foi através dessa amizade que o livro “Introdução à vida devota”, foi escrito. Neste livro, o santo explica sobre a vida interior e ensina como amar a Deus.
A partir dessa amizade, também foi criada a Congregação da Visitação de Santa Maria, com a finalidade de prestar ajuda aos pobres e necessitados. Após o passar dos anos, a congregação se transformou em Ordem Contemplativa e as monjas locais passaram a se chamar Visitandinas.
Oração a São Francisco de Sales
“Doutor da mansidão, ensinai aos teus devotos o caminho para tão grande equilíbrio e paz. Assim como conduz-nos à misericórdia e paciência com os pecadores, os que estão mais próximos e vivem conosco. Amém”.