Os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa.
A Ceia do Senhor, também conhecida como Última Ceia e Lava-pés, é um dos episódios mais conhecidos do Evangelho, segundo a Igreja Católica, no qual Jesus lava os pés dos discípulos e quando é instituída a eucaristia. O Tríduo Pascal é a celebração dos principais acontecimentos da Semana Santa.
Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá, explica que esses dias nos colocam dentro do coração da fé. “Fomos salvos pela paixão, morte, sepultura e ressurreição de Jesus, e a isso chamamos de tríduo Pascal. Tudo isso revela a grande importância que estes dias têm para nós, católicos. Quero aproveitar e convidar insistentemente aos católicos para participarem destas celebrações. Participem de coração, com a alma e vivendo cada momento, organizando o tempo, para dar tempo à oração e a celebração. Mas que os ritos celebrados nas igrejas não se separem do nosso dia a dia. Se Cristo se entrega totalmente para destruir os sinais de pecado e a morte, quais serão os nossos compromissos cristãos que vão destruir o pecado e a morte que vão atacando e destruindo a vida das pessoas”, chama para a reflexão o bispo de Paranaguá, que aproveita para desejar a todos uma feliz Páscoa. “Desejo a todos vocês uma feliz e santa Páscoa, que a alegria e esperança sejam novas em cada um dos corações de vocês”, externa Dom Edmar.
O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando se recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.
O rito do Lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.
Sexta-feira da Paixão
Na Sexta-feira da Paixão, os devotos revivem o sacrifício de Cristo e celebram em um rito sóbrio,de intensa espiritualidade, a morte do Senhor. Nesse dia, não há missas e os sinos das igrejas ficam em silêncio. Nas igrejas, os sacerdotes fazem leituras sobre a paixão e a morte de Cristo.
Sábado Santo
O Sábado Santo é guardado para a meditação dos católicos sobre a morte de Jesus. À noite, uma grande alegria toma conta novamente da Igreja, com a celebração da Vigília Pascal. Os santos que ficaram cobertos com panos roxos durante toda a quaresma são descobertos.
Dentro do templo, as luzes ficam apagadas. Só o Círio Pascal fica aceso, representando a luz e o fogo e o renascimento de Jesus dos mortos.
É o início da celebração da Páscoa, e é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte e a renovação da fé. A Vigília Pascal conclui o tríduo.
Santos Óleos
A Missa dos Santos Óleos é um momento de fé e oração que reuniu todas as comunidades da Diocese de Paranaguá. A celebração aconteceu na noite de quarta-feira, 5 de abril, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário em Paranaguá.
Momento em que os padres, religiosos (as) seminaristas, vocacionados, leigos, jovens, instituições e cristãos de boa vontade se uniram neste importante momento, em que todo o clero renovará os votos sacerdotais e concelebrou com o Bispo Dom Edmar Peron, a Unidade do Povo de Deus em torno do Sacramento da Eucaristia.
São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.
Confira a programação:
Catedral Diocesana
Na quinta-feira, 6, será realizada a Missa da Ceia do Senhor às 19h.
Na sexta-feira, 7, às 15h, ocorrerá a Celebração da Paixão do Senhor.
No sábado, 8, às 19h, ocorrerá a Solene Vigília Pascal.
No domingo, 9, acontecerá na Catedral o Domingo de Páscoa.
Santuário Estadual De Nossa Senhora Do Rocio
Na quinta-feira, 6, haverá Via Sacra às 6h e Santo Terço às 18h, sendo que às 19h será celebrada a Missa da Ceia do Senhor (Lava-Pés), com Trasladação do Santíssimo às 20h, Vigília e Oração (Liturgia, Música e Comunicação) às 21h, Vigília e Oração (Pastoral Social e Pastoral da Aids) às 22h e Vigília e Oração às 23h (RCC).
Na Sexta-feira Santa, no dia 7, ocorrerá a Via Sacra às 6h, com programação de Vigília e Oração sendo realizada de hora em hora das 7h às 14h por diversos grupos, com programação às 15h da Paixão de Cristo e às 16h a Procissão com Cristo Morto.
No sábado, 8, acontecerá às 15h a Recitação do Santo Terço e às 19h Missa da Vigília Pascal.
O Domingo de Páscoa que acontece em 8 de abril terá Missa da Páscoa do Senhor às 9h, 11h, 17h e 19h.
Paróquia Nossa Senhora da Paz
Na quinta-feira, 6, será realizada a Celebração de Lava-Pés e Instituição da Eucaristia na Matriz às 19h30. A Sexta-feira Santa, que ocorre no dia 7, terá Via Sacra, a partir das 5h30 na Matriz, Paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto às 15h.
O sábado, 8, terá em sua programação a Solene Vigília Pascal às 19h30 na Matriz.
No domingo, 9, ocorrerá a Santa Missa de Páscoa às 9h30 (Bom Jesus), 10h30 (Nossa Senhora de Fátima), às 17h (Nossa Senhora Aparecida) e às 19h30 na Matriz.
Paróquia São João Batista
A Quinta-feira Santa, 6, terá Santa Missa na Matriz às 20h, bem como às 18h na comunidade Sagrado Coração de Jesus e às 19h30 nas comunidades São Judas Tadeu e São Cristóvão e São João Maria Vianney. A Celebração da Paixão do Senhor ocorrerá na Sexta-feira Santa, 7, na Matriz São João Batista às 15h, e nas comunidades em horários variados (15h e 17h), bem como Procissão do Encontro sendo realizada às 18h30.
No sábado, 8, ocorrerá Vigília Pascal às 20h na Paróquia e em outros horários nas comunidades, sendo realizada às 23h30 uma Vigília Caminho Neocatecumenal com Nossa Senhora Aparecida.
No Domingo de Páscoa terá na Paróquia Santa Missa com Batismo às 8h e Santa Missa da Catequese às 10h, com Santa Missa, que ocorrerá nas comunidades de São Cristóvão e São João Maria Vianney (10h), Sagrado Coração de Jesus (18h) e encerramento com Missa Solene às 20h na Matriz.
Matriz Santa Josefina Bakhita
Na Sexta-feira Santa, 7, a partir das 6h, será realizada a Via Sacra nas comunidades Matriz, São José e Auxiliadora, data em que às 15h ocorrerá Celebração da Paixão do Senhor na Matriz e, às 20h, procissão luminosa e Descida de Jesus da Cruz com início na escola RM.
No sábado, 8, haverá a Vigília Pascal às 19h30 com Santa Missa e Benção do fogo novo na Matriz.
O domingo, 9, terá Missa de Páscoa às 8h30 na Comunidade São José Operário, às 9h30 na Matriz e às 10h30 na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.
Com informações da Pascom da Diocese de Paranaguá