A 14.ª edição da Procissão Marítima em honra a Nossa Senhora do Rocio será realizada no domingo, 12, com saída do Rio Itiberê, nas proximidades do Aquário Marinho de Paranaguá. Esta peregrinação tem uma simbologia importante para os devotos em virtude da imagem ter sido encontrada às margens da baía de Paranaguá e a cada ano tem levado mais fiéis que fazem questão de participar como demonstração de agradecimento.
A compra do kit está no valor de R$30 e pode ser adquirido na secretaria da igreja no Rocio e na Rádio Difusora. O secretário da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Adan Carlos Silva, explicou que o kit consiste em uma passagem para a embarcação e uma camiseta. “Esta é uma orientação da própria Marinha, para saber quais os barcos da procissão marítima, diferenciando dos particulares”, disse.
A organização da Festa este ano contratou a empresa Barcopar para fazer o trajeto da procissão.
“Na hora do embarque é realizada uma vistoria para averiguar a quantidade de pessoas em cada embarcação. Aqueles que comportam 100 pessoas, sairão com, no máximo, 90. A Marinha tira uma porcentagem até mesmo para não ter perigo”, explicou Silva.
TRAJETO
Só pela empresa contratada, são esperados 800 devotos, muitos de outras cidades que se dirigem a Paranaguá para honrar Nossa Senhora do Rocio nesta que é uma das mais belas homenagens realizadas durante a Festa. O trajeto da Procissão Marítima tem início no Rio Itiberê, passando em frente à Ilha da Cotinga, em direção ao píer do Santuário do Rocio.
A concentração está marcada para as 7h30 com saída da peregrinação às 10h junto com a imagem de Nossa Senhora do Rocio. A chegada está prevista para as 11h, quando a imagem será encaminhada ao centro da Praça da Fé. Após o desembarque dos devotos, haverá missa às 11h30.
Trajeto da Procissão Marítima tem início no Rio Itiberê, passando em frente à Ilha da Cotinga, em direção ao píer do Santuário do Rocio
A orientação dos organizadores é para que os participantes levem um rádio portátil para acompanhar ao vivo pela Rádio Difusora FM 104.7. A Capitania dos Portos do Paraná ressalta que todas as embarcações devem respeitar a lotação máxima e possuírem o material de salvatagem. O condutor da embarcação deve estar habilitado na categoria correspondente. No momento de chegada ao Santuário, as embarcações precisarão esperar para atracar e efetuar o desembarque dos devotos. É proibida a queima de fogos durante o trajeto.
Somente crianças acima de três anos poderão participar da Procissão Marítima e estas devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e com o ingresso.