Na manhã de terça-feira, 10, aconteceu uma reunião no Santuário de Nossa Senhora do Rocio para tratar dos preparativos da festividade em louvor à Padroeira do Paraná. Todos os órgãos envolvidos no evento estiverem presentes para garantir que tudo ocorra seguindo o planejamento. Neste ano, a festa tem como tema: “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”.
Coordenador geral da festa, Milton Costa, destacou a importância do trabalho em parceria
A reunião foi conduzida pelo coordenador geral da festa, Milton Costa, o qual fez a leitura das pautas destacando a importância do trabalho em sintonia. “A sociedade civil e os órgãos militares sempre estiveram empenhados para garantir o sucesso do evento e neste ano não será diferente. Esperamos que a movimentação do santuário seja bem maior que em anos anteriores, pois a divulgação está sendo feita com antecedência através das mídias que estão dando apoio à coordenação do evento. Esperamos ter o Paraná e uma parte do Brasil aqui conosco nos 15 dias de festa”, destacou o coordenador.
Reitor do Santuário, padre Dirson, agradeceu a empenho de todos
O reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, enfatizou as distribuições dos serviços que são de responsabilidade dos órgãos envolvidos e falou sobre essa união.
“É interessante participar de tudo isso pela primeira vez. Percebo que é uma grande festa em que todos se envolvem para que seja coroada por êxito. Está sendo bem organizada para acolher não apenas os parnanguaras como os devotos de todas as cidades do Paraná. Agradeço o empenho de todos”, apontou.
MICHEL TELÓ
Entre as novidades anunciadas, estão o show com o cantor Michel Teló, no dia 15 de novembro, após a chegada da procissão, às 20h30. E a própria procissão de retorno também terá um diferencial neste ano: será mais tarde, após as 18h, e será iluminada.
PREFEITURA
Prefeito Marcelo Roque participou da reunião juntamente com as equipes de trabalho das secretarias envolvidas
O prefeito Marcelo Roque participou da reunião juntamente com as equipes de trabalho das secretarias envolvidas, como Segurança, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Agricultura, Urbanismo e Saúde.
“É uma festa de parcerias e união, em qu nós da prefeitura colocamos nossa estrutura para somar neste evento em prol do turismo religioso. Vamos fazer a manutenção da praça onde serão instaladas as estruturas, além das adequações nas calçadas. Na parte da Saúde estaremos com ambulância para dar atendimento aos visitantes. Em relação ao Meio Ambiente, serão intensificados os trabalhos de ajardinamento e a limpeza geral da área. Também serão realizados serviços de manutenção de postes e luminárias e outras ações de fiscalização a fim de garantir o sucesso da festa”, ressaltou.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, participou da reunião abordando questões que abrangem sua área de trabalho. “Estaremos fazendo o receptivo turístico, além da instalação do palco e iluminação uma semana antes do início do evento, bem como a divulgação da festa junto à Secretaria de Estado de Turismo”, adiantou.
SEGURANÇA
Em relação aos órgãos de segurança, estiveram presentes representantes da Capitania dos Portos (primeiro Tenente Conrado Silva), Guarda Municipal (comandante Marcia Garcia), Secretaria Municipal de Segurança (secretário João Carlos Silva), Polícia Militar (capitão Cristiano Stocco Rosa) e Polícia Civil (investigadora Geiza Simone Ribeiro dos Santos).
A coordenação do evento solicitou intensificação do trabalho de segurança durante o evento, visando a garantir paz, ordem e tranquilidade no período da festividade. Na ocasião, foram apontados os dias e horários com maior movimento para que haja policiamento nas praças e ruas que dão acesso ao santuário. A Capitania dos Portos ficará responsável por fiscalizar e orientar as embarcações que irão participar da procissão marítima. Neste sentido, outra reunião será realizada para melhor organizar e dar os maiores detalhes sobre esse evento.