conecte-se conosco

Religiosidade

Imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio visitará cerca de 350 locais durante a festa deste ano

Fé, esperança, devoção e agradecimento vem marcando a passagem da Mãe do Rocio

Publicado

em

Fotos: Santuário do Rocio

Teve início nesta semana a programação oficial de visitas com a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado do Paraná. Desde segunda-feira, 6, as visitas vêm ocorrendo em diversos estabelecimentos comerciais, transportadoras, salão de beleza, lojas, distribuidoras, empresas e áreas da saúde.

Fé, esperança, devoção e agradecimento vem marcando a passagem da Mãe do Rocio nesses lugares. “O Santuário do Rocio já organiza essas visitas há uns três meses com a imagem de Nossa Senhora do Rocio, de modo que Nossa Senhora possa também rememorar aquela visita que Ela fez a Isabel, quando Maria foi visitar Isabel, sua prima. Isabel estava para ter aquele que iria preparar o caminho para o senhor, ela iria ter João Batista, que prepararia o caminho para Jesus Cristo. Isso mostra também que Maria se colocou a serviço mesmo que já estivesse gestando o Cristo Jesus. Essa visita de Nossa Senhora também é uma forma de trabalhar a devoção a Nossa Senhora do Rocio, tendo em vista que ela surgiu na baía de Paranaguá e é uma forma de aproximar cada vez mais Nossa Senhora da população e vice e versa”, destacou o Frater José Paulo.

As visitas com a imagem peregrina da Mãe do Rocio fazem parte da programação oficial da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio que chegou a sua 210.ª edição. O momento é um dos mais especiais para os devotos que têm a oportunidade de receber a imagem da Padroeira do Paraná em sua comunidade, casa, escola, comércio ou trabalho.

As visitas vêm ocorrendo em diversos estabelecimentos comerciais, transportadoras, salão de beleza, lojas, distribuidoras, empresas, áreas da saúde, entre outros

“Visitando outros locais mostra que o santuário expande a sua área de atuação, não é somente aqui no bairro do Rocio, mas também abrange toda Paranaguá e então a gente faz aquela menção, o manto de Nossa Senhora que nos abraça com seu amor e proteção e a Nossa Senhora que abraça toda cidade de Paranaguá. São visitas que nós fazemos um roteiro com um momento de saudação a Santíssima Trindade, vocação ao Espírito Santo para inspirar aquele momento, a palavra de Deus que é importantíssima. Temos um momento de reflexão, a participação do pessoal que está recebendo a imagem de Nossa Senhora juntamente com o missionário. Há um momento de bênção com a aspersão da água benta e depois nós finalizamos esse momento com uma bênção final, a qual todos nós saímos abençoados pela intercessão de Nossa Senhora”, contou o Frater José Paulo.

O destaque nas visitas fica por conta das diferentes modalidades de comércios e tipos de empresas que buscaram agendar a recepção à imagem de Nossa Senhora; de lojas de pequeno porte à multinacionais, passando por sindicatos, academias e clínicas. Na chegada da imagem, orações, bênçãos e cânticos fazem parte da recepção.

De acordo com o reitor do santuário, Padre Dirson Gonçalves, cerca de 350 estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e privados receberão a visita da imagem da Mãe do Rocio. As visitas seguirão até o dia 14 de novembro.

“As empresas, lojas, comércios e as casas que recebem a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, preparam um momento muito bonito. Umas enfeitam com balões, com tecidos, preparam o coffee break muitas das vezes, para que não seja somente um ato de chegada, mas também de celebração, tendo em vista que Nossa Senhora do Rocio é Padroeira do Estado do Paraná. É um momento muito importante e solene. Então, neste sentido as pessoas se preparam para receber Nossa Senhora de braços abertos e até se emocionam. Em uma partilha até pessoal, isso é muito tocante porque as pessoas se identificam tanto com Nossa Senhora que não tem uma outra reação que não seja abrir o coração de fato e aí a emoção toma conta e dentre dessa emoção observamos nos olhares, nas expressões de carinho, nas palavras o quanto que as pessoas realmente se confiam e se entregam a imagem de Nossa Senhora”, finalizou.

Em alta