Na quinta-feira, 28, foi iniciada oficialmente a Festa de Nossa Senhora do Rosário, que contará com ampla programação até o dia 8 de outubro, na Catedral Diocesana, que é a primeira com nome dedicado à santa em todo o Brasil, construída por volta de 1578. O padre Emerson Zella, pároco da Catedral, destacou a importância da data, que inclusive é feriado municipal, ressaltando que o evento ficará marcado pela união de todas as paróquias do município, as quais realizarão novenas diárias, bem como pela missa solene que será realizada no dia 7, às 19h, presidida pelo bispo diocesano, dom Edmar Peron.
“A festa é um convite à oração. Estamos fazendo uma novena de preparação para a festividade que ocorre no dia 7 de outubro, data oficial em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. No dia 28 de setembro, foi realizada a missa de abertura às 19h30, com acolhida dos devotos e participação das pessoas que frequentam a nossa catedral, em missa presidida por mim. Até o dia 6 (sexta-feira), sempre às 19h30, será realizada a novena, sobretudo com oração a Nossa Senhora do Rosário”, explica o padre Emerson Zella.
Padre Emerson Zella convida comunidade católica a participar da festa, que conta com programação diária até o domingo, 8
De acordo com o pároco, cada dia da novena terá uma missa conduzida por uma das paróquias de Paranaguá. “Cada dia um padre das nossas paróquias passará pela Catedral trazendo seus corais, seus fiéis, se responsabilizando por toda a liturgia da nossa novena. Isto demonstra a importância da Catedral como Igreja Mãe de Paranaguá e do Paraná”, explica.
MISSA SOLENE
Segundo o padre Emerson Zella, no sábado, 7, feriado municipal e data dedicada a Nossa Senhora do Rosário, o terço em família na Catedral será rezado às 11h, na Catedral, sendo que ao meio-dia ocorrerá confraternização com almoço ao cardápio italiano no Salão Paroquial. “Os ingressos custam R$ 20 e já estão à venda na Catedral. Então, quem quiser almoçar conosco e celebrar este dia está convidado”, destaca.
“Também no dia 7 de outubro, no período da noite, às 19 horas, haverá uma missa solene presidida pelo bispo diocesano, dom Edmar Peron, e após a celebração haverá uma procissão pelas ruas da cidade, rezando, adorando a Deus e agradecendo as graças concedidas pela intercessão de Nossa Senhora do Rosário”, destaca o padre. A festa segue no domingo, 8, com tarde recreativa na Catedral. “Teremos um show de prêmios, comidas, um momento de diversão, concluindo a festividade. Neste dia, haverá missas em horário normal: às 7h, 10h, 18h e às 19h30”, finaliza.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
“Nossa Senhora para nós, além de ser a mãe de Jesus Cristo, é modelo de cristã, pois foi a primeira que acolheu Cristo quando veio ao mundo. Nos conta a história que os turcos otomanos queriam tomar a Europa e o Papa pediu ao povo que rezasse o Rosário para que Deus interviesse e não permitisse a invasão europeia, permanecendo ela cristã, na chamada Batalha de Lepanto, que foi vencida pelos cristãos na fé, na oração. Foi assim que o Papa deu este nome de Nossa Senhora do Rosário como um título orante”, explica padre Emerson.
1.ª IGREJA DEDICADA À VIRGEM DO ROSÁRIO
De acordo com o padre Emerson Zella, a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, construída por volta de 1578, foi a primeira do Brasil dedicada à santa. “No Brasil tudo começa por Paranaguá, onde se realiza o primeiro ato de devoção a Nossa Senhora do Rosário. Esta é a primeira Igreja do Brasil e do Paraná dedicada à Mãe do Rosário, um símbolo da fé católica em solo brasileiro e paranaense, um símbolo da Igreja que reza, que confia no intercessão de Deus pela oração”, finaliza.
Fotos: Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário