conecte-se conosco

Religiosidade

Festa da Padroeira de Paranaguá será celebrada com procissão luminosa e missa solene

No dia da padroeira, 7 de outubro, as comemorações religiosas terão início às 18h

Publicado

em

Fotos: Arquivo Catedral Diocesana

A Festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Paranaguá, que chega em 2022 a sua 444.ª edição, conta com uma programação que abrange o tradicional novenário, procissão, missa solene com o tema “Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós”, e o lema, origina do evangelho de São João “Eis aí a tua mãe” (Jo 19,26-27), além de atividades sociais.

As novenas iniciaram no dia 28 de setembro e seguiram até a quinta-feira, 6 de outubro.

Dia da Padroeira

No dia da padroeira, 7 de outubro, as comemorações religiosas terão início às 18h com o Momento Mariano e coroação de Nossa Senhora. Em seguida, às 19h, terá início a Procissão Luminosa e, às 19h30, a missa solene na Catedral Diocesana.

O pároco da Catedral Diocesana, padre Emerson Zella, explica o itinerário da procissão. “A procissão sai da Catedral, sairemos pela frente da Igreja São Benedito, seguiremos sentido Rua Julia da Costa, entraremos na Rua Hugo Simas e retornaremos pela rua que sai de frente da Catedral”, disse o padre.

Devoção

A construção da catedral dedicada à padroeira se mistura com a história da própria cidade, conforme enfatiza o pároco. “Quando falamos da festa de Nossa Senhora do Rosário, nós lembramos do início do povoamento da nossa cidade de Paranaguá, quando seu nome ainda era Vila de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário. Nos diz a história que em 1578 já havia no local onde está nossa catedral uma capela e em torno dela foi crescendo um vilarejo”, descreveu o padre Emerson.

Convite

O pároco reitera o convite para que a população participe da programação da festa para celebrar mais uma vez esse momento. “É com muita alegria que convido os parnanguaras, os devotos e devotas a vir rezar conosco essa festa de 2022, um momento muito importante da memória histórica da nossa fé e da nossa cidade. Participe conosco, divulgue a nossa festa, a viver conosco esse momento forte de fé, de devoção, da história do nosso povo. Aos devotos, o nosso abraço e a nossa prece, contamos com a sua presença. Teremos muitas atividades na nossa comunidade, para oração e para o nosso lazer”, afirmou o padre.

História

A Festa de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, padroeira de Paranaguá, realizada no dia 7 de outubro, é um dos principais eventos religiosos do Calendário Oficial do Município da maior cidade do litoral. Além da celebração religiosa, a data marca a homenagem de uma das mais importantes narrativas do século XIV.

A história de Nossa Senhora do Rosário é conhecida por uma batalha em defesa da fé cristã na Europa, no ano de 1571. Diante da ameaça de invasores turco-otamanos no continente europeu, os reis da época se uniram ao Papa Pio V, para defender o território, no evento conhecido como Batalha de Lepanto. O pontífice pediu a todos os soldados para confessarem e jejuarem antes do combate e motivou aos cristãos que rezassem o Santo Rosário suplicando a proteção de Maria Santíssima diante de tão grande combate.

Os cristãos saíram vitoriosos e essa conquista foi tida por todos como um verdadeiro milagre, já que os fiéis eram minoria no combate. Tal resultado é visto como uma graça alcançada pela intercessão da Virgem Maria, que recebeu o título de Nossa Senhora do Rosário.

Quando os portugueses chegaram na cidade, no ano de 1578, trouxeram com eles essa devoção e construíram uma capela dedicada à Santa Padroeira que havia garantido a vitória. E assim, em volta da fé, cresce a Vila de Nossa Senhora do Rosário, hoje, Paranaguá.

Celebrar a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a cada ano, é fazer memória da história do município. É preservar a cultura local e histórica e também a espiritualidade. É manter vivo todo o patrimônio cultural e religioso.

Em alta

plugins premium WordPress