Connect with us

Religiosidade

Domingo é o dia da grande Festa de Nossa Senhora do Rocio

Este ano, carreata irá substituir a tradicional procissão terrestre

Publicado

em

Nossa Senhora do Rocio

A festa religiosa dedicada a Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica

O dia dedicado à Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, será o domingo, 15, quando serão realizadas celebrações em oito horários, a Missa Solene às 10h, presidida pelo bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron. Neste ano, haverá apenas a procissão em forma de carreata, às 18h, em direção à Catedral Diocesana de Paranaguá. A carreata de retorno está marcada para as 19h30, do dia 16. Ambos os percursos serão os mesmos do ano passado.

No dia 15, além da festa da padroeira do Paraná, acontecem as eleições municipais para a escolha de prefeitos, vices e vereadores. O pleito eleitoral finalizará às 17h e a carreata, em homenagem a Nossa Senhora do Rocio, iniciará a partir das 18h.

Neste ano, a edificação do Santuário está completando 100 anos e os missionários Redentoristas que administram o complexo religioso completam 75 anos de trabalho missionário no local.

Foto: Santuário do Rocio / Divulgação

Novenário

O novenário dedicado à padroeira do Paraná teve início no dia 1.º de novembro com celebrações presenciais e on-line. No sábado, 14, é o dia do último novenário preparatório para a festa de Nossa Senhora do Rocio, sendo oito celebrações, às 5h, 6h, 8h, 10h, 14h, 16h, 18h e 19h; e transmissões pelas redes sociais do Santuário em três horários, às 6h, 16h e 19h. As transmissões acontecem pelo Facebook (https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio) e pelo YouTube (Santuário do Rocio Paranaguá)

O tema geral da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedei por nós” e neste último dia da novena as celebrações serão dirigidas aos trabalhadores. Por causa da pandemia, o Santuário pode receber apenas 50% de sua capacidade.

Promoção de Prêmios

Por causa da pandemia, a parte social da festa (instalação do parque, o comércio em barracas e a apresentação de shows) não foi realizada. Como forma de auxiliar o Santuário, estão sendo promovidas algumas iniciativas.

Estão sendo vendidas cartelas para o sorteio de vários prêmios como carro zero quilômetro, motocicleta, televisor e smartphone. A cartela custa R$ 15,00 e o sorteio será no dia 22 de novembro (domingo).

A lojinha do Santuário foi ampliada e conta com mais artigos religiosos. Localizada ao lado da igreja, numa edificação pintada de azul, funciona em horário estendido durante a festa.

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada a Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648. Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.

“Estamos nos aproximando da festa em reverência à Nossa Senhora do Rocio. Com o tema ‘Mãe do Rocio, intercedei por nós’, voltamos nossas orações a esse tempo de transformações e à necessidade de lembrar sempre da nossa Mãe Milagrosa que intercede por nós e nunca nos abandona. Convidamos a todos os devotos para que participem da Festa seja de forma presencial ou pelas redes sociais do Santuário e sigam a nossa programação que foi feita com muito carinho e em homenagem a nossa Mãe do Rocio”, declarou o padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário.

Programação

DIA 14.11 (Sábado): 9.º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores.

05h – Novena

06h – Missa e Novena

08h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

19h – Missa e Novena (Diocese ou Arquidiocese)

DIA 15.11 (Domingo): Festa

05h – Missa

06h30 – Missa

08h – Missa

10h – Missa Solene de Nossa Senhora do Rocio

12h – Missa

13h30 – Missa

15h – Missa

16h30 – Missa

18h – 207.ª Procissão de Nossa Senhora do Rocio (Santuário do Rocio/Catedral)

DIA 16.11 (Segunda-feira):

18h30 – Missa na Catedral

19h30 – 207.ª Procissão de Nossa Senhora do Rocio (Catedral/Santuário)

Foto: Santuário do Rocio / Divulgação

Leia também: Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio visita a Folha do Litoral News