conecte-se conosco

Religiosidade

Dom Edmar Peron ordena três novos diáconos na Diocese de Paranaguá

Religiosos e leigos de toda a Diocese de Paranaguá estiveram reunidos – alguns presencialmente e muitos de maneira virtual – para a ordenação diaconal de três seminaristas

Publicado

em

Dom Edmar Peron ordena três novos diáconos na Diocese de Paranaguá

A situação de pandemia vivida durante todo este ano não foi impedimento para três jovens seminaristas: Ezer Nathan, Fábio e Júnior concluírem sua formação, seu “estágio pastoral” e assim serem aprovados pelo bispo dom Edmar e o Conselho da Diocese de Paranaguá para receberam a ordem do diaconato.

A celebração aconteceu no dia 11 de dezembro, em Pontal do Paraná, um dos 13 municípios que compõem a diocese e foi presidida pelo bispo, dom Edmar Peron. O local, futuro Santuário de São José, é bastante amplo e pode receber, com todos os cuidados de distanciamento social e higiene, os familiares dos seminaristas, os padres, os religiosos, as religiosas e ainda alguns leigos e leigas para participar presencialmente da cerimônia.   

O diaconato é um dos principais passos para o sacerdócio ou, como é dito popularmente, para ser padre. Acontece após um longo caminho de formação e preparação. O Código de Direito Canônico da Igreja Católica mostra que para ser padre é necessário ter a idade mínima de 25 anos; completar os cursos de teologia e, na maioria dos casos, também filosofia; ser solteiro e assim desejar permanecer por toda a vida.

A Ordenação Diaconal de Ezer Nathan, Fábio e Júnior foi um grande acontecimento na Diocese de Paranaguá. Por ter sido transmitida de forma profissional nas redes sociais, pôde também ser mostrada para o mundo, com toda a sua riqueza litúrgica.

As datas para a ordenação sacerdotal dos três já estão agendadas: dia 10/4 para o Fábio; dia 24/4 para o Júnior e dia 1/5 para o Nathan.

Conheça melhor os novos diáconos: Ezer Nathan, Fábio e Júnior

 Ezer Nathan Fagundes Ribeiro, 27, mineiro de Buritizeiro, passou a maior parte de sua vida em Icaraí de Minas rodeado pela família e a alegria das comunidades interioranas.

Aos 16 anos foi para Santo André – SP onde fez os encontros vocacionais na Ordem de Santo Agostinho. Depois foi para Curitiba/PR onde terminou o Ensino Médio residindo no Seminário Santo Agostinho e então iniciou os estudos de Filosofia na Faculdade Vicentina.

O curso de Teologia concluiu em 2018 no Instituto de Teologia de São Paulo – ITESP. Neste mesmo ano, pediu e foi acolhido pelo bispo dom Edmar no seminário N.Sra do Rocio em Campina Grande do Sul.

Fez a pós-graduação em Teologia Contemporânea, em Engenharia de Software e Arquitetura e Infraestrutura em TI. No início de 2020, foi enviado para Guaraqueçaba onde pôde desenvolver seus conhecimentos e ações pastorais nas comunidades litorâneas. Nathan está agora como diácono, trabalhando na Paróquia São José e São Sebastião, em Praia de Leste, Pontal do Paraná.   

Fábio Júnior Bezerra de Lima, 36, pernambucano de Garanhuns, foi criado com outros 5 irmãos nas redondezas da Paróquia N.Sra do Perpétuo Socorro, onde foi batizado e crismado.

Em 2004, entrou no seminário em Pernambuco onde concluiu o Propedêutico (estudos iniciais para se tornar padre) e estudou até o 2.º ano de Filosofia.

Com a formação em Filosofia e Teologia, ele é pós-graduado em “Teologia com ênfase em acompanhamento Humano e Espiritual”, “Museologia e Patrimônio Cultural” e está cursando a especialização em “Liturgia Cristã”.

Em 2019, foi acolhido na Diocese de Paranaguá. No seminário em Campina Grande do Sul concluiu sua formação. Seu “estágio” pastoral foi nas Paróquias São Francisco de Assis em Guaratuba e Bom Jesus dos Perdões em Guaraqueçaba.

Júnior Silva de Almeida, 35, é rondoniense nascido na capital, Porto Velho. Sua família logo mudou para Mariluz no Paraná onde foi “auxiliar de fotógrafo” do seu tio. Com o tio e o avô passou a morar e continuou com os trabalhos fotográficos para ajudar nas despesas. 

Aos 18 anos, viveu sua grande experiência de Deus em um retiro de primeiro anúncio da RCC onde começou a cultivar intimidade na oração com Jesus eucarístico e começou seu discernimento vocacional na comunidade “Milagre Eucarístico”.

Integrado na comunidade “Milagre Eucarístico”, trabalhou em Francisco Beltrão, Pato Branco e Paranaguá em ações sociais no auxílio a dependentes químicos e moradores em situação de rua.

Os estudos de filosofia iniciaram em 2013 na Faculdade Vicentina em Curitiba. Com o desejo de ser sacerdote, em 2016 entrou para o seminário da Diocese de Paranaguá, onde completou sua formação e a faculdade de Teologia.

Fonte:  Pascom Diocese de Paranaguá

Leia também: Reconstrução do telhado da Paróquia Nossa Senhora da Paz deve ser concluída em dezembro

Em alta

plugins premium WordPress