A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o início da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. É uma prática presente na vida dos cristãos há vários séculos.
Na tarde de quarta-feira, 22, aconteceu a missa com a imposição das cinzas, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, presidida por Dom Edmar Peron.
Também foi a abertura da Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!” – Extraído de Mateus 14,16 – pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros.
O bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, fala do período da quaresma e da Campanha da Fraternidade 2023. “A celebração das Cinzas marca para a Igreja Católica o início do tempo da Quaresma. É um tempo favorável para conversão. Nós sabemos que a conversão inclui e digamos assim duas atitudes, aquela que é interior e então precisa chegar ao coração, por isso a primeira leitura “rasguem o coração de vocês e não as vestes”, e depois aqui a dimensão de ação, do agir, por isso a Campanha da Fraternidade se liga muito bem a Quaresma, uma vez que a proposta da Campanha deste ano retoma um versículo bíblico do evangelho de São Mateus que diz “deem vocês mesmos de comer a eles” e que é “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. Então, não é assim, pensem o que vocês vão fazer, sonhem o que vão fazer. Podemos pensar, podemos sonhar, mas no final precisamos agir e essa é a proposta de Jesus. Por isso, o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade acontece no mesmo dia. Um caminho de conversão neste ano e voltando nos para os irmãos famintos e necessitados”, externou Dom Edmar.
“O tema da Campanha da Fraternidade que mais que um tema é uma realidade, nos convida a um estilo de vida mais sóbrio. Será que a gente vai ser capaz de levar um estilo de vida mais sóbrio em que a gente não desperdice, em que a gente não deixe estragar comida em casa, que a gente seja capaz de partilhar. Creio que são e atitudes que nós podemos cultivar ao longo da Quaresma e junto com esta dimensão espiritual da oração, do jejum e da esmola e que muito bem fará a mim e a cada um dos irmãos e irmãs”, comenta Dom Edmar.
A Diocese de Paranaguá abrange treze municípios, com vinte e quatro paróquias/santuários e mais de 200 comunidades, com atividades em todas as comunidades.
Dom Edmar explica que o período da Quaresma é uma preparação para a Páscoa. “Nunca devemos separar a Quaresma e a Páscoa. O objetivo da Quaresma é que nós sejamos renovados interiormente e celebremos na alegria a Páscoa do Senhor. Naqueles dias da Páscoa, acontecerá na Quarta-Feira Santa à nossa Missa do Crisma chamada também de Missa da Unidade, quando todos os padres da nossa Diocese vêm com representantes das suas comunidades para participar desta Eucaristia, uma grande celebração que marca um ponto alto desta caminhada quaresmal e já nos empurra para os dias bonitos da Páscoa”, finaliza Dom Edmar, que às 19h30 de quarta-feira de Cinzas, estará presidindo a Santa Missa na Paróquia Santa Josefina Bakhita – na Vila Garcia, em Paranaguá.