A Diocese de Paranaguá realizou na manhã de sexta-feira, 18, com a presença do Bispo Dom Edmar Peron, e padres pertencentes à Diocese, uma coletiva de imprensa para o lançamento oficial da Campanha de Ajuda ao Seminário Diocesano. O evento aconteceu no Salão Social do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, reunindo a imprensa local.
Pensando na estrutura e necessidades para manter o Seminário, a campanha irá envolver todas as cidades que compõem o território diocesano, favorecendo que todas Paróquias e Santuários participem nesta ação.
Durante a coletiva, Dom Edmar destacou sobre o Seminário Diocesano como o coração da Diocese, que fica em Campina Grande do Sul, e lembrou que além de sempre rezar pelas vocações, a participação nesta promoção tem a intenção da ajuda financeira. “Há uma preocupação séria, pois entramos no ritmo da sociedade, que é o empobrecimento. Nós necessitamos deste auxílio da sociedade toda, mas especialmente das nossas comunidades católicas, para a manutenção da formação dos nossos futuros padres. Nós tínhamos há alguns anos a festa do seminário no mês de agosto, que ajudava na manutenção e dava algum auxílio, mas ultimamente devido à pandemia não pudemos realizar. Com isso, vimos que deveríamos tornar pública esta necessidade, e pedir justamente o empenho de todos para atingir o nosso objetivo que é o de manter aberto o Seminário Diocesano funcionado na formação dos nossos futuros padres, e fortalecendo a dimensão vocacional que toda pessoa deve ter, isto é uma preocupação de se ter um padre em sua paróquia, mas em pensar no futuro da diocese e nos trabalhos de evangelização”, enfatiza o bispo de Paranaguá.
O reitor do Seminário Senhora do Rocio, Padre Alberto Quirino dos Santos, reitera que o seminário é o coração da Diocese. “Atualmente, o seminário possui dois padres que atendem a cinco jovens seminaristas, entre eles três estão no Ensino Médio, um cursando Filosofia, um cursando Teologia, estando localizado em Campina Grande do Sul. O seminário é bem significativo para a diocese, ele tem o formato de uma cruz, um espaço privilegiado, mas hoje depende exclusivamente de doações, pois todos os anos fazíamos em agosto uma festa na última semana do mês, e que devido à pandemia não pudemos mais realizar. O gesto concreto de alguma maneira mitigar esta dificuldade que temos no seminário e através desta campanha”, enfatiza Padre Alberto.
O Vigário Geral da Diocese de Paranaguá, Padre Emerson Zella, falou de sua ligação com o Seminário Diocesano e de sua importância para a formação dos novos padres. “A formação do seminarista se dá logo após o segundo grau, e ela vai para um ano chamado propedêutico. Depois ele completa três anos de filosofia, e quatro anos de teologia, pelo menos. Eu fiz todo esse processo, no Seminário Senhora do Rocio. Só que depois de ordenado padre recebi a missão de estar como vice-reitor, morando na casa. Ao todo fiquei 11 anos, dentro do seminário, nesta vida de estudo e oração, trabalho, caridade e ação social. E de fato foi uma grande experiência de padre até chegar aqui em Paranaguá, quando vim em 2016, e estou até agora na nossa Catedral Diocesana e Vigário Geral da Diocese de Paranaguá. Então foi o seminário que me deu as condições de ser o padre que sou hoje”, relata Padre Emerson Zella.
O Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Dirson Gonçalves fala das orientações da campanha. “O Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio será a Central da Campanha, e fará toda a logística, organização, distribuição e também o recolhimento dos carnês ao final da campanha. Orientamos que os carnês sejam entregues no Santuário do Rocio até o dia 26 de agosto, quinta-feira, para deixar tudo organizado para o sorteio do dia 28. Como incentivo, os vendedores dos cinco números sorteados ganharão de presente uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, oferecida pelo Santuário”, informa Padre Dirson.
Premiação
A campanha terá como prêmios: Primeiro prêmio: 1 Moto CG; Segundo prêmio: 1 TV Smart 32″; Terceiro prêmio: 1 Fogão 4 bocas; Quarto e Quinto prêmio: 1 Bicicleta. O sorteio será no dia 28 de Agosto pela Loteria Federal, que pela milhar sorteada será conferido com o bilhete vendido. Cada bilhete tem o valor de R$ 10,00, organizado em blocos que poderão ser adquiridos em qualquer paróquia ou santuário da diocese.
Informações podem ser obtidas pelos números (41) 3423-2020 ou (41) 98730-6701, falar com Jhenifer ou Andréia.