A Diocese de Paranaguá está em festa, celebrando seu Jubileu de 60 anos de criação. Erigida no dia 21 de julho de 1962, por meio da bula Ecclesia Sancta, do Papa João XXIII, data em que foi desmembrada da Arquidiocese de Curitiba.
Para comemorar a data, a Diocese de Paranaguá realiza duas grandes ações, uma no dia 21 de julho, o Dia de Adoração e Santa Missa em Ação de Graças ao Jubileu Diocesano nas Paróquias da Diocese, e a outra no sábado, 23, com um grande encontro, a partir das 15h, no Centro de Eventos do Mega Rocio, localizado na Praça da Fé, ao lado do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, onde acontecerão apresentações culturais e uma solene Missa de Ação de Graças pelo Jubileu 60 anos.
Estarão presentes caravanas de fiéis de todos os 13 municípios que compõem a área territorial da diocese de Paranaguá, religiosos, leigos das pastorais, serviços e movimentos de toda nossa igreja, os diáconos, os sacerdotes e o bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron.
Dom Edmar fala destes dois eventos que serão realizados na diocese alusivos aos 60 anos de criação. “Para celebrar o jubileu de 60 anos de criação da diocese de Paranaguá, nós pensamos em duas maneiras, uma que possa envolver todas as comunidades, isto é o próprio dia 21 de julho, com atividades nas paróquias, nos santuários, na reitoria e no seminário, ou seja, toda diocese se unir para um momento de Adoração, de Ação de Graças, Missa e se possível celebrações penitenciais, reconhecendo que junto com Ação de Graças vai também está confiança na misericórdia de Deus, isso no próprio dia 21”, explica o Bispo de Paranaguá, enfatizando que para que se tenha uma manifestação diocesana de concentração será realizado no sábado, 23, um grande evento no Mega Rocio. “ Nós estaremos reunidos no sábado a partir das 15 horas quando iniciaremos a parte cultural do evento, trazendo a participação de grupos folclóricos, ou participações que marcam a vida da nossa diocese, até às 17 horas, quando iniciaremos a celebração eucarística”, completa.
Dom Edmar aproveita a ocasião para fazer um convite especial a toda a população. “Primeiro é de quem tiver uma história para contar a respeito da diocese, entre em contato com a gente e nos mande este relato, por exemplo, olha eu conheci Dom Bernardo, fui com ele para as Ilhas. Então se você quiser contar a sua história entre em contato com a Diocese ou com a nossa Pastoral da Comunicação, nos enviando um pequeno vídeo sentindo-se à vontade para expressar a sua participação ao longo deste longo período de 60 anos de criação da diocese. Mas o importante mesmo é que você se uma a nós no louvor, na ação de graças pela oração, e se possível, principalmente você que é daqui da cidade de Paranaguá, participe desta celebração que acontecerá na tarde do dia 23 no Mega Rocio, que será justamente uma inauguração antecipada, e nisso agradecemos a prefeitura, por que estava previsto somente para a festa de Nossa Senhora do Rocio, e será antecipado este uso do espaço. Venha participar conosco, e se possível dos dois momentos, do momento cultural, conhecendo as realidades de nossa diocese, e também celebrando conosco a eucaristia a partir das 17h”, convida o Bispo de Paranaguá.