A comemoração religiosa de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira, 30, é considerada uma das festas mais importantes do catolicismo, porque celebra a instituição da eucaristia. A Diocese de Paranaguá divulgou a programação com missas e procissões com os tradicionais tapetes confeccionados pelas paróquias.
A Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo é anualmente celebrada em todas as paróquias e nas comunidades com missa seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento passando nos tapetes coloridos confeccionados pela comunidade.
- Paróquia São João Batista se prepara para celebrar a festa do padroeiro de 2024
- Monumento Bíblia Sagrada é inaugurado no Aeroparque em Paranaguá
A missa solene com a presença do bispo Dom Edmar Peron será realizada no dia 30, na paróquia de Nossa Senhora da Paz, às 15h. Na ocasião, todas as paróquias estarão reunidas para a celebração eucarística e procissão solene com o Santíssimo Sacramento. De acordo com a Diocese de Paranaguá, a escolha da Igreja da Paz se justifica pelas comemorações do Jubileu de Ouro – 50 anos de criação da paróquia.
A solenidade será concelebrada por todos os padres da cidade (padre Fábio da Nossa Senhora da Paz; padre Thiago, da São Cristóvão, Binu, da Paróquia dos Navegantes; Nathan, da Igreja de São João Batista; Denildo, da Igreja de Santa Josefina Bakhita; Emerson da Catedral Diocesana; Dirson, do Santuário de Nossa Senhora do Rocio; e Fred, do Santuário São Francisco).
Depois da missa, a procissão com o Santíssimo Sacramento será pelas ruas próximas à igreja de Nossa Senhora da Paz. “Como é de costume, cada paróquia de Paranaguá será responsável por preparar, na manhã do feriado, uma parte do tapete. Todas estão se organizando e pedindo materiais para o trabalho. A procissão sai e retorna para a mesma igreja, onde o bispo dará a benção final”, divulgou a Diocese.
Segundo o bispo Dom Edmar Peron, esta é uma festa de comunhão eclesial em torno da eucaristia e que nos impulsiona à caridade.
“Nós queremos proclamar a nossa fé em Jesus vivo, presente no meio de nós. Queremos manifestar nosso amor a Ele também manifestando nosso amor aos irmãos e irmãs que sofrem com as calamidades climáticas, com as doenças e a fome”, afirmou o bispo.
Ele pede aos que puderem ajudar, que levem até as igrejas, no dia de Corpus Christi, uma doação para a partilha com os necessitados.
Haverá missas e procissões em todas as demais paróquias da Diocese, (vide os cartazes) com os horários nas 13 cidades: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Tunas do Paraná.
Antonina
Em Antonina, a Santa Missa acontece no Santuário, às 9h30, seguida de Procissão Eucarística, no dia 30 de maio.
Guaratuba
Em Guaratuba, a missa acontece na Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, às 10h. O ostensório com o Santíssimo Sacramento é levado em procissão por um caminho onde são colocadas parte das doações trazidas pelos fiéis. Alimentos não perecíveis e agasalhos são organizados e entregues às entidades de assistência social logo após a procissão.
No município, também haverá solenidade na Paróquia São Francisco de Assis com missa penitencial, às 6h30; missa solene, às 16h, seguida de procissão.
Pontal do Paraná
Em Pontal do Paraná, a procissão e missa de Corpus Christi ocorrerá na igreja Matriz, em Pontal do Sul, às 11h. A confecção de tapetes acontece a partir das 6h.
Matinhos
Em Matinhos – Caiobá, a solenidade de Corpus Christi acontecerá às 9h30, com santa missa e procissão na Matriz Sant’Ana, em Caiobá. Os fiéis poderão levar alimentos, preferencialmente óleo de soja, como doação.
A solenidade também acontecerá na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Matinhos, às 10h.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Guaraqueçaba
Em Guaraqueçaba, haverá solenidades em três horários em comunidades distintas. Na comunidade São Bernardo, em Tagaçaba, será às 10h; na comunidade Nossa Senhora Assunta do Céu, na Ilha Rasa, às 13h; e, na Matriz de Guaraqueçaba, às 16h.
Com informações da Diocese de Paranaguá