O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizou, na manhã desta sexta-feira, 15, a coletiva de imprensa para o lançamento oficial da 212.ª Festa Estadual em honra à Padroeira do Paraná. O encontro aconteceu no Auditório do Prédio Administrativo e reuniu autoridades religiosas, representantes do Poder Público, organizadores e imprensa local.
Este ano, a tradicional celebração, que conta com aproximadamente 500 mil pessoas e é considerada uma das maiores expressões de fé do Brasil, terá como tema “Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz”. O objetivo é aprofundar a experiência de fé dos devotos a partir da dor redentora de Cristo, vivida profundamente por Maria, a Mãe do Rocio.
As novenas ocorrerão de 6 a 16 de novembro, nos horários de 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h. A festa contará novamente com a transmissão das celebrações pelas TVs católicas Aparecida, Pai Eterno e Evangelizar, além das redes sociais do Santuário.
PROCISSÕES
A programação das procissões foi divulgada. Além da 212ª Procissão Solene de ida e retorno, a festa contará com o 2.º Passeio Pet, 11.ª Cavalgada, 5.ª Moto Romaria, 4.ª Romaria das Crianças, 20.ª Procissão Marítima, 13.ª Procissão Ciclística, 2.ª Romaria dos Caminhoneiros, 9.ª Procissão Motorizada e uma novidade: a 1.ª Corrida e Caminhada da Mãe do Rocio.
SHOW DE PRÊMIOS

Neste ano, o Show de Prêmios trará novidades, com mais de R$ 240 mil em prêmios, incluindo dois automóveis Chevrolet Onix 2026 0 KM, duas motocicletas Yamaha Factor e uma bicicleta elétrica. As cartelas estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 18, e custarão R$20,00 cada, podendo ser adquiridas no próprio Santuário ou pelo WhatsApp (41) 3423-2020. O sorteio será realizado em 22 de novembro, às 20h, com transmissão pela TV Rocio no YouTube e pela Rádio Difusora 104.7 FM.
PALAVRA DO REITOR
Segundo o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, a festa vem crescendo ano a ano, atraindo cada vez mais devotos e turistas.
“Além daquilo que já era tradição, nós temos colocado novidades que têm dado muito certo, como o Passeio Pet e a Procissão dos Caminhoneiros, que foi um sucesso no ano passado e será repetida. A sociedade se envolve cada vez mais, e a festa vai se tornando um marco para a cidade, o estado e o Sul do Brasil. Em 2025, vamos começar mais cedo: no dia 1º de novembro já teremos a celebração da troca do manto e toda a estrutura externa funcionando, com barracas, praças de alimentação e shows, até o dia 16, quando acontece a procissão do retorno e o último show”.

O padre Dirson também citou a novidade deste ano: a caminhada e corrida. “Nós temos duas pontas: uma celebração jubilar, que é a vigésima Procissão Marítima, tão esperada e tão bonita, completando 20 anos; e, na outra ponta, começando uma novidade, que é a corrida e caminhada, que com certeza vai entrar nos calendários das próximas festas. Então, a gente está muito contente. É isso que eu disse um pouco na hora da minha fala: estamos em construção constante, a festa tem que ser dinâmica e atrair cada vez mais pessoas através das novidades que trazemos”.
APOIO DA PREFEITURA DE PARANAGUÁ
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, esteve presente no evento representando a Prefeitura e reforçou o apoio da administração municipal, destacando a importância do evento para a cidade e o estado. “A expectativa é muito grande. Nosso objetivo, além da parceria, é divulgar ainda mais o nome de Nossa Senhora e de Paranaguá, porque aqui está a Mãe do Estado. O turismo religioso traz muitas pessoas para a cidade, e queremos ampliar isso, levando a devoção além de novembro e para além das fronteiras do Paraná”.

Fabiana se emocionou ao falar da padroeira, de quem é devota. “Falar sobre Nossa Senhora sempre me emociona, pois ela faz parte da minha vida. É uma grande honra representar a Prefeitura e trabalhar junto com o Santuário por esse objetivo maior”, afirma.
CASAL FESTEIRO
Pelo segundo ano consecutivo, o casal festeiro será Janaina e Clynton Mantovani, que ressaltaram o esforço coletivo para manter a organização e ampliar a estrutura.

“Agradecemos a Deus e ao reitor pela confiança. Quando se faz de coração para Nossa Senhora, tudo se torna mais fácil. Desde o ano passado, contamos com mais de 10 equipes organizando cada etapa da festa. Para 2025, vamos ampliar a Praça Central com mais duas praças de alimentação, concentrando melhor os feirantes e melhorando a movimentação do público. Nossa expectativa é que a festa seja um sucesso e alcance ainda mais estados, levando o nome de Nossa Senhora do Rocio pelo país”, finaliza o casal.





