Na manhã desta terça-feira, 20, uma notícia surpreendeu a comunidade católica da Diocese de Paranaguá, a renúncia ao cargo de bispo da diocese por Dom Edmar Peron. Os fiéis perguntavam-se qual o motivo da renúncia que teve seu motivo revelado, há pouco, às 10h da manhã.
Conforme a nota oficial lançada pela Diocese de Paranaguá, Dom Edmar declara que é tempo de continuar servindo a Deus, mas por outros caminhos, uma vez que não possui mais forças para realizar as atividades como bispo.
“É preciso que outro continue a missão de ‘portar’ Jesus, e fazê-lo ser aclamado e amado. Já não tenho mais forças. Muitas vezes, meu sorriso camuflou a dor. Não me arrependo de ter agido assim! Mas chegou o momento de reconhecer que estou enfraquecido e preciso parar”, declarou o bispo Dom Edmar em nota oficial.
Dom Edmar Peron agradeceu a todos que estiveram ao seu lado nesta caminhada e pediu a todos os fiéis da Diocese de Paranaguá que a oração é o caminho para este momento e que pede que os fiéis se unam em oração uns pelos outros.
“O tempo a seguir necessitará da oração perseverante ao Espírito Santo, para entender o que o senhor está querendo realizar em nossas vidas, e em nossa Diocese”, salientou o bispo em nota oficial.
Dom Edmar Peron, em entrevista à Folha do Litoral News, disse que seguirá seu caminho orando por todos os fiéis da Diocese de Paranaguá, e orando para que o Espírito Santo possa enviar um excelente bispo para a diocese.
“Agradeço Dom Bruno que cuidará dessa querida diocese e agora sigo meu caminho como Bispo Emérito da Diocese de Paranaguá.

Quem assume ao cargo
Dom Bruno Elizeu Versari, bispo da cidade de Ponta Grossa, assume o cargo temporariamente.
“Como Administrador Apostólico, Dom Bruno Elizeu Versari cuidará de todos vocês, especialmente do Colégio de Consultores, como um pastor dedicado, zeloso e firme”, ressaltou Dom Edmar Peron.

Quem é Dom Bruno Elizeu Versari
De acordo com informações disponibilizadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari nasceu em 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota, São Paulo. Durante a infância, sua família se mudou para o Paraná. Em 1980, inspirado pelo testemunho de São João Paulo II, ingressou no Seminário Propedêutico em Maringá.
Após sua formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, e em Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, Dom Bruno foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Floresta (PR).
Ao longo de seu ministério, atuou como vigário e colaborou na formação de seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá. Também exerceu funções como pároco, ecônomo arquidiocesano, vigário geral, membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros, além de ser diretor da Rádio Colméia de Maringá.
Dom Bruno possui especialização em Educação Especial e pós-graduação em Teologia Bíblica, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ele também se especializou em Teologia Bíblica – Novo Testamento na mesma instituição.
Em 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão, recebendo a ordenação em 25 de junho e tomando posse em 9 de julho. Com a aceitação da renúncia de Dom Francisco Javier em 6 de dezembro de 2017, Dom Bruno assumiu oficialmente o cargo de bispo diocesano.
Em 2019, foi escolhido membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família pelo Conselho Permanente da CNBB. Durante esse período, colaborou na produção e revisão de materiais da Comissão e acompanhou administrativamente a Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF). Ele também implementou na diocese o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, atuando como catequista de dois casais de noivos.