Na sexta-feira, 29, começa a 53.ª Festa em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Uma programação foi criada pela comunidade, que se estenderá até o dia 7 de fevereiro, com o tema “Senhora dos Navegantes, Mãe da divina luz, amparai-nos quando nos faltar a esperança”.
A festa é a segunda maior de Paranaguá, sendo tradicional na região, tendo à frente o Padre Binu Joseph, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.
O novenário será realizado do dia 29 de janeiro a 6 de fevereiro, a partir das 20h. No dia 7 de fevereiro acontecerá a Missa Solene, às 9h, transmitida pela Internet. As novenas não serão presenciais e não terá quermesse ao final das celebrações.
Devido à pandemia do novo Coronavírus, neste ano não serão realizadas as tradicionais procissões da festa e toda a programação poderá ser acompanhada on-line, através da página no Facebook da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Show de Prêmios e Tradicional Churrasco
O coordenador da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Luiz Carlos Aguiar Júnior, afirmou que neste ano serão 10 prêmios sorteados no Show de Prêmios da 53.ª Festa em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes. “É a nossa famosa rifa que está sendo vendida no valor de R$ 5 cada. Para comprar pode se dirigir até a secretaria da paróquia, pelas redes sociais ou pelo WhatsApp (41) 98483-5286”, disse Aguiar Júnior. Os prêmios são: Geladeira Duplex, Smart TV, máquina de lavar roupa, notebook, ar-condicionado, smartphone, fogão, bicicleta, micro-ondas e jogo de panelas.
“No domingo, dia da festa, iremos servir o tradicional churrasco no valor de R$ 25,00, tendo como acompanhamento carne, arroz, maionese, salada e farofa. Vai ser no estilo drive-thru, ou seja, a pessoa retira no balcão, pois não terá como comer no local por conta da pandemia. Aqueles que quiserem participar conosco que procurem já fazer a compra antecipada através do Facebook da paróquia e do WhatsApp da organização da festa”, convidou o coordenador da paróquia.
Devoção
A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta ao século XX, nos primórdios de 1950, quando os moradores na Ilha recebiam em procissão a imagem, oriunda da Ilha do Mel. Em suas casas aconteciam as orações em família. Não havia, ainda, uma capela para abrigar a imagem, como também padres designados para oficiar celebrações da Missa. Em 1952, na entrada da cidade, foi iniciada a construção de uma pequena capela. A última semana de janeiro era o período em que os moradores recebiam a imagem de Nossa Senhora e faziam suas devoções com a reza do terço, culminando com festa no primeiro domingo de fevereiro.
Leia também: Dom Edmar Peron ordena três novos diáconos na Diocese de Paranaguá