O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizará na sexta-feira, 5, uma coletiva de imprensa que tratará do lançamento oficial da Festa do Rocio e da Promoção de Prêmios 2022. O evento será a partir das 10h no Centro Pastoral do Santuário do Rocio, localizado na Praça Thomaz Sheehan, 211 – Bairro do Rocio.
“Nós estamos com uma expectativa muito grande para a Festa desse ano, uma vez que ficamos dois anos sem fazer a festa original. Estamos programando tudo com muito carinho e expectativa, porque sabemos que as pessoas estão sedentas para participar das celebrações que são tradicionais. Já são 209 anos de história e festa. Estamos bem confiantes”, destacou o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Considerada um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, a Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, acontecerá de 6 a 16 de novembro de 2022, com o tema principal sendo “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Neste ano, a festividade chega a sua 209.ª edição e, após dois anos com a programação adaptada devido à pandemia da Covid-19, as celebrações religiosas e a parte social voltarão ao formato tradicional com procissões, parque de diversão, barracas do Mercado Persa e shows com apresentações de artistas locais.
“A data escolhida para o lançamento oficial da festa da Padroeira do Paraná é especial, pois o santuário entra em contagem regressiva de 100 dias para o Dia de Nossa Senhora do Rocio, celebrado em 15 de novembro”, destacou o Santuário do Rocio.
Todos os detalhes da edição deste ano da festa religiosa serão divulgados no dia 5 de agosto.
No dia 30 de julho foi um dia especial para todos os devotos da Mãe do Rocio. “Celebramos os 45 anos que o Papa Paulo VI assinou o Documento Oficial (Prot. CD 768/77), declarando Nossa Senhora do Rosário do Rocio como Padroeira do Paraná. O documento é feito pela Congregação para o Culto Divino, um departamento do Vaticano. Demos graças a Deus por esse dia. Rezemos diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, uma ave Maria em agradecimento por ela ser nossa Rainha, Mãe e Padroeira. “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”, disse o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
Em 2014, a festa foi incluída através de lei no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e consta na relação das maiores festas religiosas do País.
“Todos os detalhes serão divulgados na sexta-feira, 05 de agosto, na coletiva de imprensa. Mas, podemos adiantar que a novidade será que tudo voltará ao normal, com toda a estrutura externa de barracas, parque e palco principal”, adiantou o padre Dirson.