conecte-se conosco

Editorias

Prefeituras se mobilizam para restringir acesso e circulação de pessoas

Guarda Municipal fez ronda para orientar moradores e turistas a saírem das praias em Pontal do Paraná (Foto: Prefeito Binho Alves/Prefeitura de Pontal do Paraná)

Publicado

em

Objetivo é barrar a circulação da Covid-19

Além de Paranaguá, os outros seis municípios do litoral estão tomando medidas de restrição à circulação de pessoas e ações contínuas contra o novo Coronavírus. Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Guaratuba anunciaram durante a semana uma série de decretos abordando a necessidade de prevenção à pandemia da Covid-19. Um dos principais focos é fazer com que turistas e moradores em outras regiões do Paraná não venham aos municípios do litoral. Outro ponto é o fechamento dos locais para a vinda de ônibus e vans de turismo.

Pontal do Paraná

A Prefeitura de Pontal do Paraná divulgou na sexta-feira, 20, que todas as praias do município estarão fechadas para acesso de banhistas. A Guarda Municipal estará na orla atuando na orientação de turistas e moradores sobre a importância da prevenção à Covid-19. Além disso, foi suspenso o atendimento do embarque para a Ilha do Mel, localizado em Pontal do Sul, funcionando o transporte marítimo apenas para serviços indispensáveis e moradores insulanos.

Guaratuba

A prefeitura decretou, a partir da sexta-feira, 20, a restrição do acesso e circulação de pessoas devido ao novo Coronavírus, proibindo entrada de vans e ônibus de turismo, bem como turistas, com bloqueios feitos na PR-412 em Coroados e no acesso ao Ferryboat. Além disso, casas noturnas, bares, restaurantes, lanchonetes, academias, hotéis, pousadas, entre outros locais, estarão fechados durante o mesmo período. Com relação às praias, o município recomendou que a população não vá ou permaneça na orla, nem mesmo para caminhada ou reuniões nos calçadões ou praças. “Os cidadãos devem sair às ruas apenas para as atividades inadiáveis e essenciais e ali permanecendo pelo tempo minimamente necessário”, completa.

Matinhos

O município declarou Situação de Emergência Pública em Saúde, proibindo eventos com o total ou mais de 50 pessoas, bem como que moradores e turistas não permaneçam nas praias ou calçadões, proibindo a entrada de veículos de turismo, fechando hotéis, pousadas, casas noturnas, academias, entre outros locais, algo que inclui Caiobá. Outro ponto foi a restrição da acesso ao município, com uma comissão que ficará na entrada de Matinhos.

Antonina

Também na sexta-feira, 20, a Prefeitura de Antonina, por meio de decreto, suspendeu todos os eventos privados ou públicos com aglomeração igual ou acima de 50 pessoas, restringindo entrada de ônibus e vans de turismo por tempo indeterminado. Além disso, o município, junto à banca organizadora, cancelou o concurso público que seria realizado para admissão de novos funcionários no domingo, 22.

Morretes

De acordo com a Prefeitura de Morretes, na sexta-feira, 20, está proibida a entrada de turistas na cidade por via terrestre, férrea, marítima ou fluvial, em toda a extensão municipal. Além disso, foram proibidos eventos com aglomeração igual ou acima de 30 pessoas. Outra medida é que pessoas acima de 60 anos ou que pertençam ao público de alto risco estão proibidas de comparecer a eventos.

Guaraqueçaba

A Prefeitura de Guaraqueçaba durante a semana suspendeu as aulas da rede municipal de ensino. Aos táxis náuticos e barcos, a orientação é que reduzam suas viagens e que só façam o transporte de passageiros em caso de emergência. A Reserva Salto Morato, principal ponto turístico da localidade mantido pela Fundação Grupo Boticário, está fechada para visitação desde a terça-feira, 17, por tempo indeterminado.

Em alta

plugins premium WordPress