conecte-se conosco

Editorias

Portos do Paraná apresenta projetos de educação ambiental na Semana do Meio Ambiente

Expectativa é de receber 4000 alunos de escolas municipais até este sábado

Publicado

em

O evento realizado na Arena Albertina Salmon, conta com 50 stands divididos entre expositores públicos e privados / Fotos: Claudio Neves / Portos do Paraná

A Portos do Paraná está participando da 17.ª Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Paranaguá. O evento realizado na Arena Albertina Salmon, conta com 50 stands divididos entre expositores públicos e privados e traz o tema “Arborização e Compostagem, Trilhando uma nova Paisagem”.

“Nessa semana estamos divulgando os projetos do Programa de Educação Ambiental e informações sobre o nosso atendimento à fauna silvestre com o grupo Aiuká. Trouxemos um minhocário, para explicar nossas ações de compostagem junto a moradores e escolas na Ilha do Mel e também mostramos nossas soluções de tratamento de esgoto para as comunidades como é o caso da Ilha de Eufrasina”, destacou a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.

Os visitantes também podem participar de brincadeiras como a roleta do meio ambiente, que seleciona brindes entre sementes e mudas nativas, e de um jogo virtual ecopedagógico. Nele, os jogadores aprendem mais sobre o Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas (PRAD), realizado pela empresa pública em comunidades litorâneas.

“O jogo foi pensado a partir das bases curriculares da escola. Os personagens Lola e Cadu passam por quatro fases em que falam da história ambiental do Paraná e das práticas mais sustentáveis. Na última etapa, eles vão passando por todas as cinco bacias de Antonina, em que a gente trabalha e vão implementando sistemas agroflorestais”, explicou a analista socioambiental no PRAD, Ananda Graff Mourão.

“Foi muito legal, eles ensinaram várias coisas sobre o subsolo e para ajudar as plantinhas. Agora tenho até elas aqui nas minhas mãos para plantar lá em casa. Eu e minha avó plantamos bastante porque é muito bom plantar”, comentou a aluna Jéssica Vitoria Mendes Dias, 11 anos, da Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz.

Os visitantes também podem participar de brincadeiras como a roleta do meio ambiente / Fotos: Claudio Neves / Portos do Paraná

Também participam do stand as empresas terceirizadas, que prestam serviços ambientais à empresa pública, como é o caso da CIA Ambiental, que está promovendo distribuição de diversas mudas de plantas nativas e impressos com orientações ambientais. As atividades seguem até sábado, 15,  e a expectativa de público é de receber até 4 mil alunos ao longo de toda a semana.

Fonte: Portos do Paraná

Em alta