Trinta alunos de escolas municipais receberam os prêmios do Concurso de Desenho e Frase do Porto Escola 2024. A entrega foi realizada nesta quinta-feira, 12, no auditório do Palácio Taguaré, em Paranaguá. Pela primeira vez, o projeto da Portos do Paraná realizou um evento único de premiação para todos os vencedores do 1.º e 2.º semestres.
Há nove anos, os alunos do 5.º ano das escolas municipais de Antonina e Paranaguá, que visitaram os portos paranaenses, são convidados a desenhar sobre a experiência. Além de presentes e uma placa comemorativa, os estudantes participaram de um passeio de barco pela Baía de Paranaguá.
“É um evento para encerrar com chave de ouro o projeto em 2024. Eles têm muita curiosidade em conhecer o porto. Muitos têm familiares que trabalham aqui e, assim, têm a oportunidade de entender como funciona e perceber a magnitude de tudo que envolve o porto”, destacou a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich.
“O Porto Escola é de suma importância, não só porque os familiares dessas crianças trabalham no porto, mas também porque, nos últimos anos, a questão ambiental e ecológica tem ganhado relevância. As crianças conseguem refletir sobre o porto e sobre todo o desenvolvimento econômico e sustentável que a cidade representa”, comentou a professora Antonelli da Costa Floriano, chefe de projetos da Secretaria de Educação de Paranaguá.
“O projeto da Portos do Paraná aproxima os alunos da realidade do nosso município, que é uma cidade portuária e cuja grande parte da renda vem do porto. Muitos têm pais e familiares que trabalham no porto, mas não sabem exatamente como funciona o trabalho. Com o Porto Escola, eles ficam mais próximos dessa realidade”, ressaltou Fabiana das Graças Souza Cerqueira, técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Antonina.
O aluno Lourenço Diego Rodrigues, da Escola Municipal Vila Borges, foi um dos vencedores. “Para desenhar, eu me inspirei em um contêiner, que a minha mãe opera na TCP”, explicou o estudante. A mãe, emocionada, expressou seu orgulho: “Estou muito orgulhosa do meu filho, e o que mais achei interessante foi a frase que ele criou: ‘O Porto de Paranaguá transporta o sustento do mundo”, contou Monique Rodrigues, operadora portuária.
Sobre o Porto Escola
Em 2024, mais de 1.700 alunos visitaram os portos de Paranaguá e Antonina. A novidade deste ciclo foram os vídeos educativos, que abordam temas como meio ambiente, operações portuárias e segurança portuária. O Porto Escola é um projeto desenvolvido em parceria com as prefeituras de Paranaguá e Antonina. Realizado desde 2015, já atendeu mais de 15 mil alunos.
Fonte: Portos do Paraná
Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná