A Portos do Paraná participou recentemente de eventos importantes que destacaram o setor portuário brasileiro em diversas áreas. Um deles foi o Brasil Export, um dos maiores fóruns sobre infraestrutura logística portuária do país, que ocorreu em Brasília, no dia 17 de outubro.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, destacou a importância do evento nacional para os portos paranaenses. “O Brasil Export é um grande evento de discussão da evolução dos portos do Brasil e agora também dos portos de língua portuguesa, então tem alguns portos da África que vieram a esse evento fazer discussões do setor, trocas de informação, o que é bom aqui e que pode ser aplicado lá e o que é bom lá e que pode ser aplicado aqui. Essa conversa sempre faz bons investimentos e boas coisas acontecerem. E, principalmente, o que foi discutido lá é o destravamento jurídico que nós temos em grandes setores, o setor portuário enfrenta muitas burocracias. Tinham muitos ministros do STF, o ministro dos Portos, muitas autoridades portuárias presentes juntos com o empresariado todo discutindo a evolução deste setor que tão importante é para o desenvolvimento para o País”, contou.
CANAL DE ACESSO AO PORTO DE PARANAGUÁ
Segundo Pioli, o principal ponto abordado no Brasil Export foi a concessão do acesso aquaviário (canal de acesso) ao Porto de Paranaguá. Trata-se de um projeto inédito, onde as condições atuais do acesso ao Porto de Paranaguá fizeram com que o modelo proposto para a primeira concessão aquaviária do país fosse factível de ser implantada no Paraná. “Essa é a grande expectativa do mercado, como vai ser a construção do canal de acesso dos nossos Portos do Paraná que servirão de exemplo para os demais portos do Brasil. Nós acreditamos, e o que vai acontecer, é que vai baratear muitos custos da operação marítima e nós vamos garantir mais segurança na navegação e isso vai fazer com que navios maiores possam entrar, e o desenvolvimento do setor será geral”, reforçou, o diretor empresarial, afirmando que a Portos do Paraná é pioneira na concessão do canal de acesso, sendo um modelo a ser replicado no Brasil inteiro.
CONSULTA E AUDIÊNCIA PÚBLICA
No dia 22 de novembro ocorrerá a segunda Consulta e Audiência Pública com a intenção é obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos, relativos à realização de certame licitatório para a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. “Precisa ser exposto para a sociedade aquilo que tem importância num projeto como esse, a sociedade precisa entender porque todos nós aqui da região dependemos da economia portuária. As pessoas precisam compreender que estando para que maiores navios possam chegar, mais cargas nós teremos no nosso porto e mais empregos serão gerados para toda população”, disse Pioli.
14.º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
No dia 16 de outubro, ocorreu em Brasília, o 14.º Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (Aplop). O evento faz parte da programação do Brasil Export. O objetivo principal do congresso é debater investimentos em infraestrutura nos portos de países de língua oficial portuguesa. Além disso, o evento busca discutir a digitalização e descarbonização dos portos, a transição energética e os desafios para o setor portuário. “É importante a gente imaginar que os portos de outros países estão olhando também o que está acontecendo nos portos do Brasil e principalmente nos Portos do Paraná, que são exemplo pela referência que se tornou hoje com grandes projetos e no seu desenvolvimento. Muitas empresas e muitos portos estão buscando conhecimento nos Portos do Paraná para levar para o desenvolvimento dos seus portos em outros lados do mundo”, frisou André Pioli.
PORTO E CIDADE
“A maior conquista que nós tivemos, além da quarta vez consecutiva ser considerada a melhor gestão portuária do Brasil por tudo o que é feito, pelos projetos, pela evolução dos processos todos, os novos arrendamentos, o principal é a relação porto e as cidades do litoral. O que os portos vêm fazendo pelas cidades e o que isso vem mudando a vida das pessoas. Tem sido uma grande discussão e o porto está se tornando uma grande referência nacional e internacional a respeito desse assunto”, pontuou o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.
RECONHECIMENTO
Na terça-feira, 24, a Portos do Paraná estará em Denver, nos Estados Unidos, recebendo o prêmio dos Portos das Américas referente a relação Porto – Cidade. “O exemplo daqui será mostrado aos demais portos das américas. Então é muito importante, é uma gratificação muito grande, o reconhecimento tanto para mim quanto para o diretor-presidente Luiz Fernando, toda a diretoria do porto, para todos os funcionários, trabalhadores do porto, nós estarmos sendo reconhecidos nas américas como um porto que tem o cuidado com a cidade”, destacou.
REFERÊNCIA PARA OS PORTOS DO BRASIL
Os portos do Paraná são a grande referência para os portos do Brasil hoje, todos os projetos que nós tocamos aqui serve de exemplo para os demais. A maneira séria como foram tocados os arrendamentos, a delegação de competência para os Portos do Paraná executarem os próprios processos, tudo isso tem servido de modelo para o restante do setor portuário nacional. Temos levado isso tudo ao conhecimento de todos e nos tornamos uma referência. Hoje o porto mais visitado do Brasil por outros portos na busca de modelos de desenvolvimento, de logística, seja na tecnologia, operação, são os Portos do Paraná”, finalizou Pioli.