Portos do Paraná

Portos do Paraná recebe equipe da Companhia Docas do Pará (CDP)

Motivo da visita foi conhecer o caminho trilhado pelo Estado para a conquista da descentralização

35ggvi4l

A gestão da Portos do Paraná segue sendo exemplo para portos de Norte a Sul do Brasil. Nesta quinta-feira, 27, a empresa pública paranaense recebeu representantes da equipe técnica da Companhia Docas do Pará (CDP). O motivo da visita foi conhecer o caminho trilhado pelo Estado para a conquista da descentralização.

“Em agosto de 2019, logo no primeiro ano de gestão, fomos o primeiro Estado do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas dos portos organizados”, comenta o diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas.

Nesses quase três anos de assinatura pioneira do convênio de delegação de competência, junto ao Ministério da Infraestrutura, a administração dos portos de Paranaguá e Antonina já recebeu delegação de portos de diversos estados que se organizam para alcançar a gestão descentralizada.

ft my7nu
Segundo a empresa pública, a “gestão da Portos do Paraná segue sendo exemplo para portos de Norte a Sul do Brasil”

“É uma satisfação poder promover o intercâmbio de conhecimento, como exemplo para outras gestões portuárias”, comenta Rossano Reolon, gerente de Arrendamentos da Portos do Paraná, quem recepcionou o grupo.

Segundo Rossano, o principal fator que permitiu aos Portos do Paraná a gestão plena e autônoma dos processos foi o desempenho que vem alcançando, nos últimos anos, no Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP).

“O IGAP mede indicadores de desempenho para atestar a capacidade de gerência dos portos. São índices financeiros, contábeis, de transparência administrativa, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários”, explica.

Em 2019, os portos paranaenses tiveram nota 8,5 no IGAP. Em 2020, 98,5. No ano passado, a nota foi 9,0. Pelos três últimos anos, a Portos do Paraná foi reconhecida como de melhor gestão pública do Brasil.

3mjtkf5
“Em agosto de 2019, logo no primeiro ano de gestão, fomos o primeiro Estado do Brasil a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas dos portos organizados”, afirma o diretor jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas

DOCAS 

A CDP administra oito portos no Estado do Pará: Porto de Belém; Porto de Vila do Conde; Terminal de Miramar; Porto de Santarém; Terminal de Outeiro; Porto de Óbidos; Porto de Itaituba e Porto de Altamira.

A gestão da Portos do Paraná segue sendo exemplo para portos de Norte a Sul do Brasil. Nesta quinta-feira (27), a empresa pública paranaense recebeu representantes da equipe técnica da Companhia Docas do Pará (CDP). O motivo da visita foi conhecer o caminho trilhado pelo Estado para a conquista da descentralização.

Fonte: Portos do Paraná

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná


Portos do Paraná recebe equipe da Companhia Docas do Pará (CDP)Avatar de Redação

Redação

Portos do Paraná recebe equipe da Companhia Docas do Pará (CDP)

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar