Na tarde da quarta-feira, 11, a empresa pública Portos do Paraná realizou um encontro com a imprensa de Paranaguá e do litoral paranaense no auditório do Palácio Taguaré. O diretor empresarial, André Pioli, junto à gerente de Comunicação e Marketing, Núria Bianco, conversaram com os profissionais, destacando a expectativa para superação da pandemia com o avanço da vacinação junto à portuários e população, bem como colocando a Portos do Paraná à disposição dos veículos de comunicação com foco na transparência, bem como em uma relação positiva entre Porto e a sociedade local, visando um crescimento econômico sustentável com geração de emprego e renda.
Em entrevista à Folha do Litoral News e imprensa local, o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, que é jornalista graduado, destacou a importância de uma relação profissional positiva com a imprensa. “Precisamos estar reforçando sempre os laços com a comunicação. Hoje estou diretor do Porto, mas sou jornalista. O contato com a população é sempre muito importante e são vocês jornalistas que fazem. Sempre, durante a pandemia, foram corajosos e respeitosos com a população no controle e no combate a esta doença tão maligna que foi para todo mundo”, afirma.
“Com esta virada de página com a vacinação em massa da população, a gente se prepara para um novo tempo. Chamamos todo mundo para conversarmos e nos reogarnizarmos”, destaca Pioli. “A Portos do Paraná está trabalhando incessantemente, nunca parou, batendo recordes seguidos com novas cargas chegando aos portos de Paranaguá e Antonina. O avanço do Porto continuou. Os recordes aconteceram, os planejamentos de novas organizações estão acontecendo, com obras para que mais cargas possam vir ao Portos do Paraná”, salienta.
Relação positiva com o município
O diretor destacou a relação positiva da atual gestão do Governo do Estado, por meio do governador Ratinho Júnior, e da Portos do Paraná, pelo diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia da Silva, com a cidade de Paranaguá. “O primeiro ato desde que a gente entrou na Portos do Paraná junto com o governador Ratinho Júnior foi pagar as dívidas devidas ao município. Tínhamos quase R$ 25 milhões de taxa de alvará de localização que no primeiro momento já foi sanada com a Prefeitura de Paranaguá, virando investimento em saúde, educação, segurança e asfalto nas comunidades. A relação entre o Porto e a cidade vem melhorando muito, sabemos das dificuldades que aconteceram no passado e queremos buscar novas soluções para que esta interação entre Porto e a cidade ocorra da forma mais salutar possível”, destaca.
Portas abertas para a comunidade
“Daqui para a frente, com todas as medidas de segurança, a gente estará começando a receber as visitações que já vínhamos recebendo anteriormente. A gente lembra que nessas visitas no período de oito meses da nossa entrada até o começo da pandemia recebemos na Portos do Paraná mais de 15 mil pessoas. Pessoas de fora da cidade, que chegam aqui, visitam o Porto, conhecem nossa estrutura portuária e se hospedam na cidade, fazem a hotelaria e restaurantes gerar mais emprego. Isso é importante. A Portos do Paraná encara desta maneira de que pode ajudar muito no desenvolvimento do turismo na nossa região”, afirma André Pioli.
Pioli reforçou que a Portos do Paraná não parou durante nenhum período durante a pandemia, sempre respeitando as medidas de prevenção junto aos portuários e toda a comunidade portuária. “A Portos do Paraná não parou durante momento nenhum com a economia, que gira em torno da nossa cidade, gerando quase 70% dos empregos do município e os outros 30% que também são em decorrência da movimentação portuária, foram atividades que não pararam, elas continuaram. Seguiremos trabalhando intensificando para que mais cargas possam ser movimentadas na Portos do Paraná, gerando mais empregos e fazendo com que a economia fique cada vez mais forte”, finaliza o diretor empresarial.