Portos do Paraná

Porto de Paranaguá: o melhor e mais eficiente do Brasil

Mais de 4,1 mil portuários maratonam diariamente para movimentar o gigante do Paraná

foto1 1 1

Possibilidade de conhecer cenário logístico único, aliado ao esporte, garantem sucesso da Corrida do Porto e atraem cada vez mais participantes (Foto: Folha do Litoral News)

Os números anualmente comprovam que o Porto de Paranaguá conta com um protagonismo logístico e econômico no Brasil e no mundo. Mais do que isso, o próprio Ministério de Portos e Aeroportos, na 5.ª edição Portos + Brasil, elegeu a Portos do Paraná pela quinta vez seguida como melhor gestão portuária do País, tudo isso puxado não apenas pelo trabalho da diretoria e Governo do Estado, como também pelos 4,1 mil portuários que fazem uma maratona diária para garantir com que o Porto não pare e prossiga trazendo avanços econômicos para o município e o Estado. 

Todo contexto logístico e econômico atrai não apenas investidores e empresas, mas cidadãos que querem conhecer toda a máquina portuária paranaense, este contexto de navios enormes, com equipamentos e investimento maciço, com um movimento de produtos e riquezas único. Por meio da Corrida do Porto, que chega à sua terceira edição em 2025 em 18 de maio, turistas e moradores, através do esporte e da saúde, podem fazer parte e ver com seus próprios olhos toda a faixa portuária, algo pioneiro que inclusive alcançou reconhecimento internacional com premiação na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”.

Números de movimentação

De acordo com a Portos do Paraná, em 2024, o Porto de Paranaguá obteve a maior movimentação de cargas da sua história, com o recorde de 66.769.001 toneladas, um crescimento registrado é de 2,1%, com 1.375.745 toneladas a mais do que no anterior, algo obtidos mesmo com 115 dias de chuva no ano passado. 

“O Porto de Paranaguá recebe e envia  os mais diversos tipos de produtos, mas apenas a título de comparação, o volume movimentado  equivale a 80% de toda a produção de grãos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, colhidos na safra de 2024. Isso corresponde a 3.209 caminhões bitrens sendo recebidos diariamente ao longo de 365 dias”, detalha a Portos do Paraná.

“Pelos berços do cais passaram 40 milhões de toneladas em exportação e 26,7 milhões de toneladas em importação. Os tipos de cargas mais enviados ao exterior foram soja (13.265.751), contêineres (9.049.796) e açúcar a granel (6.412.716). Já os mais trazidos ao Brasil por Paranaguá foram fertilizantes (11.140.049), contêineres (7.276.868) e derivados de petróleo (4.912.767)”, informa o Porto.

O contexto graneleiro, escoando o agronegócio do Paraná e do Brasil é evidente, com o Corredor de Exportação continuamente em destaque, com movimentação da soja, bem como expressivo crescimento na cevada e no trigo em 2024. “Paranaguá tem se consolidado cada vez mais como porto multicargas, mas seis tipos (soja, farelo de soja, contêineres, fertilizantes, açúcar a granel e derivados de petróleo) somaram 58,3 milhões de toneladas transportadas em 2024, o que representa 87,3% do que foi movimentado durante o ano”, ressalta a Portos do Paraná. 

Outro avanço foi o crescimento das cargas gerais, que em 2024 obteve um aumento de 23% em comparação a 2024. “A movimentação de veículos disparou em 29%: 112.870 passaram por Paranaguá, importados ou exportados”, salienta.

Cinco anos seguidos o melhor Porto do Brasil

Em agosto de 2024, a Portos do Paraná conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio de melhor gestão portuária do País, título recebido durante a 5ª edição Portos + Brasil, realizada em Brasília. “A honraria é considerada a mais importante entre os portos públicos e homenageia as empresas com excelentes práticas de gestão portuária”, completa

“Os portos de Paranaguá e Antonina tiraram 100 pontos no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), a nota máxima. Nesse indicador são analisadas 15 métricas: eficiência operacional, estrutura organizacional, índices financeiros, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade tributária e trabalhista, transparência administrativa, entre outros. A Portos do Paraná também foi vencedora no Ranking IGAP e recebeu o troféu itinerante”, afirma a Portos do Paraná.

IMG 0927 1 1
Em 2024, o Porto de Paranaguá obteve a maior movimentação de cargas da sua história, com o recorde de 66.769.001 toneladas (Foto: Folha do Litoral News)

Portuários e sua importância para o protagonismo do Porto

Para que recordes de movimentação e prêmios sejam concedidos, há muito “suor” do trabalhador portuário, contribuindo na movimentação da economia e do desenvolvimento local. Segundo dados obtidos pela Portos do Paraná em 2023 por meio do Ministério do Trabalho, em Paranaguá existem mais de 4,1 mil pessoas registradas como portuários na Carteira, algo que significa 11,3% da força de trabalho da cidade. 

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Paranaguá é a segunda cidade que mais emprega portuários no Brasil. “Dos 43.205 trabalhadores registrados no país como portuários, quase 10% trabalha no porto paranaense”, complementa a empresa pública.

Corrida do Porto consolida números incentivando esporte e turismo

A Portos do Paraná destaca que a Corrida do Porto, que chega em sua terceira edição, possui a missão de estreitar laços com a comunidade de Paranaguá e do litoral, bem como celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá. O sucesso da iniciativa está consolidado, visto a terceira edição do evento com aumento de inscritos ano após ano. “Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida)”, salienta a Portos do Paraná.

O contexto turístico é essencial de ser levado em consideração no evento. Em 2024, a Corrida do Porto teve 55% dos seus competidores vindos de outras cidades e estados. Ou seja, são turistas que irão movimentar a economia local em hotéis, bares, restaurantes, entre outros locais.  “O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada”, explica a Portos do Paraná sobre o pioneirismo da corrida.

Outro ponto a ser destacado é que quem fala sobre o pioneirismo também ecoa no contexto internacional. “A iniciativa alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria ‘Eventos Especiais’, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade”, finaliza a Portos do Paraná.

Com informações da Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Porto de Paranaguá: o melhor e mais eficiente do Brasil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Porto de Paranaguá: o melhor e mais eficiente do BrasilAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.