Portos do Paraná

Centro Cultural de Paranaguá recebe apoio da Portos do Paraná

Organização da sociedade civil atua com crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas do município

Copia de foto1 claudio 1

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor de Operações, Gabriel Vieira, receberam o presidente da OSC, João Costa Júnior, e a coordenadora do Centro Cultural, Karina Xavier (Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná)

Com o objetivo de incentivar projetos voltados à transformação social, a Portos do Paraná anunciou apoio ao Centro Cultural Cecília Correa Carvalho (5C), organização da sociedade civil (OSC) que atua com crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas de Paranaguá.

Nesta quinta-feira, 29, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor de Operações, Gabriel Vieira, receberam o presidente da organização, João Costa Júnior, e a coordenadora do Centro Cultural, Karina Xavier, no Palácio Taguaré, em Paranaguá.

“O 5C é um exemplo de projeto do qual o Porto tem orgulho de participar, para que possamos contribuir com ações de inclusão, programas de desenvolvimento e conscientização junto à juventude, que representa o nosso futuro”, afirmou Garcia.

O encontro formalizou o apoio à impressão de cinco mil exemplares do livro “Como transformar o mundo”, de autoria de João Costa. A tiragem ampliará o alcance do projeto, que passará a contemplar todas as escolas estaduais do litoral do Paraná. Também serão contratados cinco instrutores para desenvolver atividades com 120 alunos do curso Cumbuca em 10 escolas do Estado. O Grupo Interalli também patrocina a iniciativa.

Atualmente o Cumbuca é realizado na sede da 5C, por meio de rodas de conversa nas quais os participantes discutem o conteúdo do livro. A obra apresenta a trajetória da OSC na transformação de uma comunidade.

Copia de foto3
“O 5C é um exemplo de projeto do qual o Porto tem orgulho de participar, para que possamos contribuir com ações de inclusão, programas de desenvolvimento e conscientização junto à juventude”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

“O 5C faz com que mais jovens tenham consciência do seu papel enquanto moradores, enquanto cidadãos que valorizam a nossa cultura e a nossa cidade. O que começou lá em 2015, com oito alunos tendo aula de violão, hoje impacta cada vez mais pessoas”, afirmou Júnior.

Sobre o 5C

O 5C surgiu quando João Costa perdeu um primo envolvido com drogas e decidiu deixar Curitiba para retornar a Paranaguá. “Eu decidi fundar o 5C, para falar com essa juventude que é possível conhecer novas realidades e melhorar a nossa. Quando eu vou morar fora, em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, vejo que há um mundo gigante, mas crianças só conhecem o bairro, a rua da padaria e a escola”, salientou João.

Os cinco “Cs” representam conhecimento, cooperação, cultura, comunidade e conscientização. Desde 2015, o projeto desenvolve atividades com o objetivo de transformar o mundo interior de cada leitor por meio da literatura. Atualmente, o 5C realiza nove oficinas, entre aulas de música e esportes, além de um projeto social voltado a mães em situação de vulnerabilidade. 

Confira as oficinas do Centro Cultural:

– 5C na Escola (Livro Infantil nas escolas Municipais)

– Pá na Água (Fotografia e Remada nas comunidades ribeirinhas)

– Tocando o Futuro (Aulas Musicais)

– Cine5C (Audiovisual)

– WebRádio (Audiovisual)

– 5C Lab (Informática)

– Reforço Escolar

– 5C na Mesa (Cozinha Comunitária)

– 5C Esportes (Vários esportes + Karatê)

Fonte: Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Centro Cultural de Paranaguá recebe apoio da Portos do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Centro Cultural de Paranaguá recebe apoio da Portos do ParanáAvatar de Portos do Paraná

Portos do Paraná

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina.