conecte-se conosco

Política

Vereador Thiago Kutz reforça compromisso com defesa da causa animal

Thiago Kutz destaca luta por avanços no turismo e saúde reforçando diálogo entre Legislativo e Executivo em prol de melhorias (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Vereador Thiago Kutz reforça compromisso com defesa da causa animal

Legislador reeleito assumiu liderança de Governo na Câmara em 2021

Neste início de 2021, dando sequência à análise da bancada de vereadores que assumiram mandatos em janeiro na Câmara de Paranaguá, a Folha do Litoral News está trazendo uma oportunidade aos legisladores de repassarem aos cidadãos suas propostas e focos de atuação na legislatura entre 2021 e 2024. Nesta edição, os leitores poderão conhecer um pouco mais sobre Thiago Kutz.

O vereador Thiago Kutz de Oliveira (PP) foi reeleito para a Câmara Municipal e tomou posse em seu segundo mandato em 2021, bem como assumiu, neste ano, a liderança de Governo do prefeito Marcelo Roque (Podemos) no Legislativo, algo que traz ainda mais experiência política para ele que tem 31 anos de idade.

Formado em Gestão Pública, Kutz afirma a responsabilidade de estar em seu segundo mandato e a importância do processo democrático para a sociedade. “Eu sempre disse que respeito o resultado das urnas, pois ele é legítimo e é a população que escolhe seus representantes. Vejo com bons olhos esta renovação no Legislativo, isso é importante, assim como a representatividade. Tivemos aí algumas representatividades históricas neste mandato, isso é muito importante para nossa cidade. A importância do Legislativo é sempre observar o Executivo, acompanhar os gastos e obras e o que está sendo feito efetivamente e executado para a população, afinal de contas somos representantes do povo, sempre buscando o melhor para Paranaguá e para todos que vivem aqui”, explica.

Liderança de Governo

“Recebi este convite do prefeito Marcelo Roque para ser líder de Governo. A liderança de Governo é muito importante, pois o prefeito não pode estar na Câmara para defender as matérias que são típicas e prerrogativas do Executivo, mas dependem de votação na Câmara, portanto, como ele não pode estar, precisa de uma voz, de alguém que explique por que determinado projeto precisa ser votado, o que está sendo votado e o que aquilo significa”, informa o legislador. “Fiquei muito honrado com este convite, acho muito importante este papel dentro do Legislativo de uma ponte com o Executivo para buscar o melhor para Paranaguá e o que vai melhorar a vida do cidadão”, complementa.

Bandeiras da sua legislatura

O vereador fez questão de destacar a importância da causa animal e ambiental em sua legislatura. “São bandeiras que eu levanto na Câmara. Foram promessas que eu fiz em 2016 que me levaram ao primeiro mandato que foi entre 2017 a 2020, quando atuamos muito nesta área, porque foram promessas que precisavam ser concluídas, realizadas. A castração foi um grande marco, a implantação e melhoria no atendimento veterinário gratuito também foi algo que a gente atuou e batalhou bastante junto ao Executivo”, afirma.

“Houve várias outras iniciativas que estão em fase de implantação que procuramos colher os resultados ao longo do tempo, por exemplo, como o final da tração animal efetivamente, através da substituição das carroças pelos cavalos de lata, por exemplo. Então, são caminhos que nós tomamos nos últimos anos. São bandeiras que continuarão sendo levantadas por mim na Câmara Municipal, mas também estamos focando em saúde, educação e turismo, que são áreas importantes e que possamos, em parceria com os colegas vereadores, trazer melhorias”, explica, destacando a importância da união entre Legislativo e Executivo para avanços turísticos. 

“Precisamos buscar o apoio inclusive em outras esferas, como a estadual e federal, para que a gente possa tirar do papel este projeto e fazer com que Paranaguá possa explorar ainda mais o setor de turismo de forma sustentável, gerando emprego e renda aos cidadãos”, salienta.

Participação da população no Legislativo

Thiago Kutz afirma ser essencial a participação da população no processo democrático na Câmara de Paranaguá. “Até mesmo para que saibam o que está acontecendo. Se a população deixa de acompanhar o que acontece no Legislativo e Executivo, ela deixa que outras pessoas decidam, falem e tenham ideias por elas. Acompanhar é essencial, inclusive para que os cidadãos saibam exatamente o que está acontecendo e tenham as informações reais. Temos aí um histórico de utilizações das redes sociais por grupos com interesses não muito claros, sempre distorcendo informações, buscando criar problemas. É importante que as pessoas acompanhem de perto o que está acontecendo, vendo e cobrando seus representantes, e as redes sociais são justamente para ligar as pessoas, e não para o que tem sido usado nos últimos tempos que é espalhar informações desencontradas e inverídicas”, reforça.

“É essencial usar as redes sociais para acompanhar o Executivo e Legislativo. Neste ponto eu sempre tive em meus perfis, contato para WhatsApp, e-mail e outros caminhos, sempre disposto a atender as pessoas e tenho certeza de que os demais vereadores também estão”, diz.

Mensagem à população

“A Câmara Municipal é o expoente do desejo da população. Nossa democracia é representativa, não tem como consultar todo mundo a cada projeto que for votado, por isso existem as câmaras municipais, onde o povo escolhe os seus representantes e eles dão voz àqueles que votaram neles. O Legislativo é importante e a participação popular é essencial. Através da Câmara, da política, aliada ao Executivo, que as coisas acontecem no nosso município, é através dela, em parceria com outras esferas, que a gente consegue sempre buscar o melhor para a nossa cidade”, afirma o vereador, frisando o Legislativo como responsável contínuo pela transformação social.

“A população precisa acompanhar os seus vereadores de perto, para saber o que está sendo feito. Principalmente o nosso papel na Câmara, em parceria, apoio e suporte do Tribunal de Contas e Ministério Público, é acompanhar tudo que está acontecendo na nossa cidade, acompanhar cada centavo que está sendo investido no município, para saber se ele está investido de forma correta e de modo a realmente trazer retorno à população. Este é um dos papéis desempenhados pela Câmara e reforça a importância do papel do Legislativo na sociedade”, ressalta Thiago Kutz. “É essencial acompanhar o Executivo e o Legislativo, pois são esses dois poderes que transformam a nossa realidade, transformam as vidas no município em que vivemos”, finaliza. 

Leia também: Bruno Renosto reforça o compromisso da força jovem na Câmara de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress