Política

Vereador reeleito Lindonei dos Ensacadores aborda desafios e propostas para Paranaguá em entrevista à Folha do Litoral

Lindonei do Nascimento Santos, do Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito vereador em Paranaguá nas últimas eleições, com 1.123 votos. Ele participou da série de entrevistas com os vereadores eleitos ...

Foto 1 Lindonei

A conversa abordou diversos temas relevantes como patrimônio histórico, segurança, saúde e seu posicionamento político

Lindonei do Nascimento Santos, do Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito vereador em Paranaguá nas últimas eleições, com 1.123 votos.

Ele participou da série de entrevistas com os vereadores eleitos promovida pela Folha do Litoral News. A conversa, realizada na sexta-feira, 29, abordou diversos temas relevantes como patrimônio histórico, segurança, saúde e seu posicionamento político. Confira:

Patrimônio histórico

Em relação ao patrimônio histórico de Paranaguá, Lindonei dos Ensacadores enfatizou a importância da revitalização dos casarões antigos, símbolos da história da cidade. “Então a gente está com vários projetos. Já conversei com a nossa assessoria e a gente vai sentar também com o atual prefeito para a gente tentar revitalizar esses casarões que são muito importantes para a Paranaguá, faz parte da história de Paranaguá. Vamos tentar fazer de tudo, vamos ver os projetos, vamos ver se há possibilidade também, porque às vezes tem leis não permitem, mas o que a gente puder fazer para tentar reativar esses casarões, porque faz parte de nossa história. Vamos tentar e lutar para que isso aconteça”, comenta o vereador.

Segurança

A segurança pública foi outro tema abordado na conversa, e Lindonei dos Ensacadores destacou o impacto na comunicação dos resultados das ações policiais, como a prisão de criminosos, e sugeriu maior transparência para tranquilizar a população. “Realmente a nossa cidade está sendo marcada por essa situação na área de segurança. Só que a gente entende também que a Lei, ela é um pouco complicada, porque a gente sabe que às vezes as pessoas vão presa, e ela sai antes dos policiais terminarem, pois eles têm que ficar preenchendo uma outra coisa (B.O). Também tem pessoas que são presas, por exemplo, daqui um mês, dois meses, um ano, elas estão na rua de novo, é uma situação bem complicada que é acima até do nosso poder, de tentar fazer alguma coisa, porque a lei favorece muito essas pessoas. Por exemplo, o cidadão foi preso, mas todos deveriam saber o porquê a pessoa está indo presa. Assim, a população vê que está tendo algum avanço, pois hoje em dia parece que ninguém faz nada, mas a gente sabe que os órgãos, as delegacias, os policiais, eles fazem o trabalho deles e muita gente é presa, depois que comete o delito, só que infelizmente não aparece. Aqui em Paranaguá, seria bom sempre ter uma página, alguma coisa assim para mostrar, e a população ter conhecimento e se sentir mais segura em matéria de saber que está sendo tomado alguma ação, isso também inibiria o delito, e para essa sensação de que ninguém faz nada, a gente sabe que não é bem assim, pois os policiais trabalham, fazem a investigação. Muitas vezes, os crimes são solucionados, mas isso não é mostrado. Acredito que divulgar os resultados seria uma forma de demonstrar que os órgãos competentes estão agindo, gerando mais segurança para a população”, reiterou.

O vereador também criticou as dificuldades enfrentadas pelas forças policiais devido às leis atuais, que, segundo ele, muitas vezes beneficiam os infratores. “É um problema que vai além da nossa alçada, mas precisamos buscar soluções junto aos órgãos superiores”, pontuou.

Saúde

Lindonei relatou sua própria experiência com o sistema de saúde, ilustrando os desafios tanto no setor público quanto no privado. “Recentemente, precisei de uma receita médica e optei por uma consulta particular para agilizar. Ainda assim, esperei três horas em uma clínica lotada, sem nem uma cadeira para sentar. Inclusive, eu sentei no chão e esperei, falei que seria bom filmar para a gente mostrar que não é só o SUS, é geral, está difícil. Isso mostra que o problema não está apenas no SUS, mas na saúde como um todo”, comentou.

O vereador mencionou que já trabalha em propostas com sua equipe para apresentar ao prefeito, buscando melhorias na saúde pública do município. “Sabemos que é um problema nacional, mas não vamos deixar de tentar melhorar o que estiver ao nosso alcance”, garantiu.

Posicionamento político

Sobre como pretende lidar com os projetos apresentados na Câmara, Lindonei dos ensacadores foi enfático. “Então, se for bom para Paranaguá, se for bom para a população, a gente vai estar aprovando, a gente vai estudar, vai estar aprovando. Agora se a gente ver que não tá batendo, a gente infelizmente não vou votar. Até porque tudo que a gente faz fica lá registrado, então esse vai ser o meu posicionamento. Meu compromisso é analisar todas as propostas junto à assessoria e apoiar o que for bom para Paranaguá e para a população. O que não for benéfico, não terá meu voto. Temos a responsabilidade de registrar nossas ações e trabalhar sempre em favor dos cidadãos”, declarou.

Acompanhe na íntegra

A entrevista completa com Lindonei dos Ensacadores pode ser assistida na página do Facebook da Folha do Litoral News, dando início à série que trará todos os vereadores eleitos de Paranaguá para falar de suas propostas e desafios no novo mandato.

Você também poderá gostar


Vereador reeleito Lindonei dos Ensacadores aborda desafios e propostas para Paranaguá em entrevista à Folha do Litoral

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.