Connect with us

Política

Vandecy Dutra assume a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores

Presidente da Câmara, Fábio Santos, assinou o ato de nomeação da Vereadora Vandecy Dutra

Publicado

em

Na tarde de segunda-feira, 22, foi realizado o ato de nomeação da vereadora Vandecy Dutra, que passa a ocupar o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Paranaguá

Participaram do ato de nomeação, além da vereadora Vandecy Dutra, o presidente do Legislativo de Paranaguá, vereador Fábio Santos, a vereadora Isabele Dias e o vereador Nilson Diniz, os quais também assumiram como adjuntos.

A vereadora Vandecy Dutra enfatiza que sente a responsabilidade dobrada estando à frente da Procuradoria da Mulher

A vereadora Vandecy Dutra enfatiza que sente a responsabilidade dobrada estando à frente da Procuradoria da Mulher. “É um ato de extrema responsabilidade, porque a gente defende as causas da mulher. E quando encontramos uma política pública que vem de acordo com essas demandas, me sinto honrada, mas também com responsabilidade dobrada, pois vai ser um momento ímpar na Câmara Municipal, tendo duas mulheres, eu e a vereadora Isabele, à frente desta Procuradoria. Vamos trabalhar muito para levar informação a todos os movimentos de mulheres existentes em nosso município e também às mulheres que necessitem dessas informações. Me sinto horada e com a responsabilidade aumentada”, destaca Vandecy, informando que como neste momento em que a Casa de Leis não está recebendo visitantes, estará restrito ao caráter informativo e formativo. “Logo estaremos disponibilizando as informações via plataforma para todos”.  

A Procuradoria da Mulher é mais um espaço em que a mulher parnanguara poderá se sentir acolhida e protegida na cidade. “Esta foi uma política pública já pensada para as mulheres, e defendemos as políticas feitas de mulheres para as mulheres, e quando se dá de cara com esta situação, e verificamos que já existe um espaço dentro do Legislativo, onde podemos discutir e até propor novas políticas públicas para as mulheres é de suma importância, e vejo ser de caráter inclusivo para as mulheres do nosso município e tenho a certeza de que temos muito a ganhar neste tempo legislativo para defender as políticas públicas. 

A Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo de Paranaguá conta ainda com dois membros adjuntos, a vereadora Isabele Dias e o Vereador Delegado Nilson Diniz. “A vereadora Isabele já luta pela mulher com deficiência em um caráter inclusivo, que são mulheres que precisam muito mais de políticas públicas. E temos também o vereador Diniz, pois quando chega no delegado é porque isso já falhou, nós já falhamos, é o caráter da violência, o caráter do abandono, outros caracteres que a gente não quer, e precisamos que isso não se instale no nosso município. Já estamos em um começo com estas nomeações e estou feliz”, concluiu a vereadora.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos, falou da importância do ato.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos, falou da importância do ato. “A instalação da procuradoria é muito importante, pois sabemos do que acontece com as mulheres, não só em Paranaguá, como em todo o País. As agressões às mulheres, família e, muitas vezes, a pessoa não sabe onde procurar para ter uma palavra de esclarecimento e encaminhamento, e a Procuradoria será muito bom, pois poderá ajudar nesta demanda, dar o encaminhamento e vejo que isso será muito positivo para todas as mulheres de nossa cidade, bem como para todos nós, vereadores, que estaremos cumprindo o nosso papel de também ajudar a população. Fico muito feliz com a nomeação das vereadoras Vandecy e Isabele, bem como do delegado Diniz, por ser da área da segurança, e a vinda deles vem só a somar, com isso que a gente possa ajudar as mulheres para terem uma segurança bem melhor”, enfatiza Fábio Santos.

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores tem por objetivo fazer uma intermediação entre a Procuradoria junto a grupos femininos que venham a querer desenvolver políticas públicas para a mulher, os quais terão a procuradoria como um espaço referente ao atendimento, à proteção e à saúde da mulher, temas que tenham a mulher como foco, tendo a Procuradoria da Mulher como um canal para que isso aconteça, e o  segundo objetivo é na questão da orientação jurídica, porque a Câmara, ao ter a Procuradoria da Mulher, ela passa a ter também uma advogada específica para o atendimento da Procuradoria, a qual poderá fazer orientações a todas as mulheres que precisem. Este serviço estará disponível após a volta do atendimento presencial na Casa de Leis. 

Leia também: Nilson Diniz mantém o compromisso com a segurança pública na Câmara Municipal