O PSDB e o Cidadania realizaram em Paranaguá no sábado, 12, um Encontro Regional da Federação no Litoral. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Paranaguá.
O evento contou com a presença dos presidentes estaduais dos dois partidos, o deputado federal e ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e o ex-deputado federal Rubens Bueno (Cidadania).
Além dos presidentes dos dois partidos, estiveram presentes o conselheiro de Itaipu e ex-deputado Michele Caputo, o presidente da Câmara de Paranaguá, Fábio Santos, a representante do Cidadania Mulher no Litoral, Smaragda Bento, a ex-prefeita de Antonina, Mônica Munira, o representante do Cidadania no litoral, Napoleão Peluso, o membro do Cidadania, José Carlos Bento, a secretária executiva do PSDB mulher do litoral, Rutinha Figueiredo, o secretário do PSDB do litoral, Anselmo Luvizotto, membros dos diretórios municipais dos dois partidos, além de diversos vereadores dos municípios do litoral e lideranças da comunidade.
O evento faz parte de uma série de encontros regionais com o objetivo discutir a Federação, conjuntura política e iniciar a construção de um projeto comum para as eleições municipais de 2024 no Paraná.
O presidente do PSDB do Paraná, Beto Richa, explicou o funcionamento da federação PSDB e Cidadania. “Com muita satisfação tenho percorrido todo Paraná em encontros regionais organizados em cidades-polo ao lado da principal liderança do Cidadania que o Rubens Bueno, grande político e reconhecido por todo o Brasil pelas realizações, postura e liderança que exerce, e mostrando as pessoas por onde passamos em primeiro ponto o que é federação. Existe muita inquietação de militantes do PSDB e lideranças, candidatos as eleições do ano que vem, não só do PSDB, mas também do Cidadania, querendo informações de como é que fica e de como vai acontecer e de como é que nós devemos proceder em relação à federação para a eleição do ano que vem. Então a gente tranquiliza a todos e dizer que como se fosse no passado uma coligação, ou seja, foi uma decisão nacional, o PSDB caminhar em federação com Cidadania, e que todo Brasil, todos os estados e municípios têm que reproduzir esta união”, explica o presidente do PSDB, destacando que por onde tem passado a recepção tem sido a melhor possível. “Para nós aqui, recebi com muita tranquilidade pelo bom entrosamento que temos com as lideranças do Cidadania. Caminho junto nas últimas eleições e o Cidadania fez parte do meu governo, tem pessoas da melhor qualidade política do estado no partido, e o entrosamento é percebido por onde a gente passa localmente, e mais do que isso existe uma afinidade ideológica. E por onde passamos no Paraná fomos muito bem recebidos, uma receptividade maravilhosa, um grande número de filiações temos recebido, muitas lideranças que estavam meio adormecidas no PSDB e no Cidadania agora se mostrando dispostos a participar ativamente da vida da nossa federação e mais o que isso participar das eleições. Nós estamos estimulando as candidaturas as prefeituras no maior número de municípios do Paraná. Estamos bem animados com a possibilidade concreta de eleição de um grande número de prefeitos no Paraná e uma boa chapa de vereadores também”, completa.
O presidente do Cidadania-PR, Rubens Bueno, também traz uma mensagem de união e trabalho. “Quero dizer que historicamente tivemos presença constante na política parnanguara, e agora vivemos uma lei que indica a necessidade da Federação em Psdb e cidadania, e nós optamos pela federação que tem um prazo de no mínimo quatro anos. Então nós estamos trabalhando para que em 2024 tenhamos aqui em Paranaguá não só candidaturas, mas um projeto de poder local que faça com que o Cidadania e o PSDB cumpram o seu papel aqui na cidade”, destacou Rubens Bueno. “O litoral e Paranaguá, conhecem o trabalho do então governador Beto Richa, conhece o nosso trabalho como deputado federal por várias vezes e como secretário de estado presente na região, e mais do que nunca agora é a hora de se discutir o projeto de poder locar, que é esse que diz respeito a vida das pessoas, é o bico de luz da rua, onde a pessoa mora tem um valor, significa muito para aquele que vive em Paranaguá e no litoral”, completa.
O anfitrião e presidente da Câmara, vereador de Paranaguá, Fábio Santos, falou da importância do evento. “É um assunto importante e o momento de conversarmos, de ver o que vamos fazer no ano que vem, as estratégias o que a nossa cidade precisa. Conversando esses dias com o nosso deputado federal e ex-governador Beto Richa, tivemos uma boa conversa em Curitiba, e marcamos também este encontro aqui com a Federação que hoje envolve o PSDB e o Cidadania para conversamos com os filiados dos partidos, pensando no ano que vem que teremos eleições municipais e é uma conversa muito importante, e não pode se deixar para cima da hora, ver o que a nossa cidade necessita e precisa. Então, hoje é um dia muito importante para conversarmos e analisarmos o que a nossa cidade realmente precisa, e o PSDB poder também colocar o maior número de cadeiras, e é por isso que a gente veste a camisa do partido e estamos juntos. Tenho o maior orgulho, pois estou no partido desde 2010”, disse Fabio Santos.
Os encontros já aconteceram em 16 cidades polos de diversas regiões do Paraná e serão realizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Irati e União da Vitória.