Lindonei do Nascimento Santos é natural de Guaraqueçaba, tem 44 anos, é casado e tem 3 filhos. Filho de Otamir, popularmente conhecida como Tamico, o qual é arrumador e de Zenira, trabalhadora do lar. Lindonei e seus três irmãos foram criados na Ilha dos Valadares. Em casa, aprenderam o respeito aos pais, seus semelhantes e a ser corretos em suas atitudes.
Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Cidália Rebello Gomes e, posteriormente, o Ensino Médio no Colégio Alberto Gomes Veiga. Com 18 anos começou a trabalhar como office boy na Hélice, Agência Marítima e, na sequência, formou-se em Comércio Exterior pela Facinter.
Em 2017, foi candidato ao cargo de presidente do Sindicato dos Ensacadores, sendo eleito com a diferença de 4 votos. “Assumi uma entidade praticamente falida, pois o sindicato estava endividado, com pouquíssimas ofertas de emprego, com centenas de ações trabalhistas e sua sede quase indo a leilão por causa de dívidas trabalhistas”, destaca Lindonei, enfatizando que passados alguns anos de sua administração, após uma longa auditoria, um trabalho sério e dedicado, o Sindicato começou a se reerguer.
Após três anos de trabalho, Lindonei disputou a reeleição e foi reconduzido ao cargo de Presidente com quase 300 votos de diferença.
“Hoje o SindTrab conta com várias frentes de trabalho, inclusive no Porto de Antonina, possui ônibus próprio para o transporte dos trabalhadores, um veículo com sete lugares para fazer a assistência social aos trabalhadores, lembrando que os veículos foram comprados à vista, dentre outras séries de benefícios”, ressalta Lindonei, enfatizando que “todas as dívidas do SINDTrab foram quitadas, os pagamentos salariais estão em dia e, inclusive, pagos adiantados. Hoje o SINDTrab possui aproximadamente 2.300 trabalhadores entre ativos e inativos e está em busca de mais frentes de trabalho para pode aumentar o seu quadro e diminuir o desemprego em nossa cidade”.
Com o êxito como presidente do SINDTRAB, Lindonei viu que poderia fazer muito mais não só por sua classe, mas também por sua cidade e resolveu colocar o seu nome à apreciação popular. “Graças a Deus e ao reconhecimento dos amigos, recebi 1.185 votos sendo o 6.º vereador mais votado de Paranaguá nesta última eleição”, disse Lindonei.
“Tenho a consciência tranquila e a certeza de que todos que me conhecem sabem que não ofereci nada em troca nem fiz promessas de campanha. Só prometi que, se eleito fosse, daria o meu melhor com vereador”, enfatiza Lindonei, externando sua principal preocupação nesse início de mandato: a falta de experiência política partidária. “Nesses primeiros dias de mandato, já estou vendo o quão será difícil a missão de legislar pelo povo e para o povo, pois cabe a nós mostrarmos a independência que cabe a cada um”, destaca o vereador, afirmando que sua relação com o Executivo será pautada na cordialidade. “Espero que a minha relação com o Executivo seja a melhor possível, pois a demanda é grande e a vontade de fazer o melhor por Paranaguá também. Espero que o chefe do Executivo seja imparcial como convém a um bom líder e atenda a todos os vereadores sem exceção com equidade e justiça, e não somente os vereadores da base aliada”, completa.
Dentre as suas principais bandeiras, Lindonei enfatiza a defesa da classe trabalhadora. “Vou continuar a lutar pelo trabalhador de todos os segmentos, procurando atrair mais empresas para nossa cidade, a fim de aumentar a oferta de emprego e também interceder junto às autoridades de todas as esferas para que o SINDTRAB volte a operar dentro da faixa portuária, assim como os demais Sindicatos. Pretendo também representar os interesses da população em geral perante o Poder Público, fiscalizando as ações do Poder Executivo Municipal, olhando atentamente as contas da prefeitura de forma a inibir a existência de obras superfaturadas, apadrinhadas e atrasadas. Fiscalizar e controlar diretamente os atos do Poder Executivo, inclusive da administração indireta, visitando órgãos municipais, secretarias, questionando, quando for necessário, e realizar o controle externo das contas públicas, com a ajuda do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, se houver necessidade”, completa.
O vereador aproveita para fazer alguns agradecimentos. “Agradeço a Deus por essa oportunidade de servir à população de minha querida Paranaguá. Agradeço também a minha esposa Adriana, meus filhos, minha mãe, meus irmãos e a toda a minha família. Agradeço também a toda a Diretoria do Sindicato, todos os sindicalistas de Paranaguá, em especial os Ensacadores, meus amigos e toda Paranaguá em especial a minha querida Ilha dos Valadares. Quem não deve não teme, Deus na frente sempre”, finaliza Lindonei Santos.
Leia também: Câmara de Paranaguá realiza sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2021