Política

Mesmo com votação recorde, Leite não pretende ser o presidente da Câmara

Waldir Leite foi eleito com 2883 votos pelo PSC

djin54fw 1584477103

Entre todos os candidatos que colocaram seus nomes para a apreciação do eleitorado parnanguara na busca para ser um representante do Poder Legislativo de Paranaguá, nenhum deles teve tantos votos como Waldir Leite. O experiente político, que já foi Deputado Estadual, alcançou a marca expressiva de 2.833 eleitores pelo PSC nas eleições de 2016.

No entanto, mesmo com a chancela de ter a maior votação entre todos os candidatos ao cargo de vereador, Leite disse que não pretende fazer nenhuma articulação para ser o futuro presidente da Casa de Leis de Paranaguá. Na verdade, segundo ele, a única coisa que o faria mudar de ideia é se houvesse a intenção prévia da maior parte dos vereadores em tê-lo como presidente da Câmara dos Vereadores.

O vereador reeleito declarou também que está otimista para o futuro da cidade, isso porque a administração do atual prefeito Edison Kersten deixou a casa em ordem e com um bom saldo para que se façam investimentos futuros no município. Entre os diversos assuntos abordados por Waldir Leite, ele fez questão de deixar claro seu agradecimento aos cidadãos parnanguaras que depositaram o voto de confiança no trabalho do parlamentar. Confira a entrevista:

 

 

Folha do Litoral News: O expressivo número de votos na sua candidatura lhe causou surpresa?

Leite: Sempre tive convicção de que faríamos uma boa votação, ao longo de minha vida, sempre procurei fazer o melhor, seja como pessoa, como cidadão e como político nos diversos mandatos eletivos que exerci como vereador e deputado, acredito que a votação expressiva que obtivemos na eleição é fruto do reconhecimento desse trabalho e também não posso deixar de enaltecer o grande trabalho da equipe de colaboradores a qual nos auxiliou sempre nas eleições, quando  falo de equipe quero dizer: família, amigos que nos acompanham ao longo da vida  e pessoas que voluntariamente nos ajudam em razão de reconhecimento por obras realizadas e serviços feitos nos bairros que resultaram em melhor qualidade de vida para as pessoas. Não posso deixar de falar que sou grato primeiramente a Deus, que me protege, me guia e me dá muita força para  enfrentar as dificuldades da vida com muita disposição e a todas as pessoas que direta ou indiretamente nos auxiliaram a conquistar, pela segunda vez na minha carreira, votação recorde para vereador com 2.833 votos, a primeira foi no ano de 2000 com 2.531 votos.

 

Folha do Litoral News: Como o senhor espera retribuir toda a confiança dada a sua representatividade política?

Leite: Vamos com muita humildade e determinação para mais este desafio, que é continuar tentando fazer o melhor para nossa cidade e nossa gente. Vamos continuar agindo de maneira construtiva, propositiva e otimizar todas nossas energias a favor de uma cidade melhor, na busca incessante por uma melhor qualidade de vida para toda nossa população. O trabalho contínuo, o respeito à população, a amizade e companheirismo continuarão sendo nossas principais diretrizes na busca de um trabalho forte que traga resultados positivos para nossa gente.

 

Folha do Litoral News: Quais os principais problemas que o senhor vê em Paranaguá?

Leite: Primeiramente, quero desejar toda sorte ao prefeito eleito, vejo que os principais problemas da cidade estão na área de saúde, principalmente pela dificuldade na contratação médicos, precisamos de especialistas em todas as áreas, temos que fazer o possível para que a cidade possa atrair investimentos para gerar mais empregos e este é um assunto extremamente preocupante uma vez que é o emprego que leva conforto e dignidade às famílias. Na educação, acredito que vai  haver recursos para construção de novas creches, já que existe uma demanda crescente e reprimida que necessita ser sanada e inserção de mais escolas em tempo integral para atender as nossas crianças. Temos diversas regiões da cidade que precisam de investimentos em drenagem, pavimentação e urbanização. Exemplo: Ilha dos Valadares, Jardim Esperança, Jardim Iguaçu, Ouro Fino, Jardim Jacarandá, Vila Garcia, Vale do Sol, Comerciários entre outros. A área de segurança também é preocupante e deverá ter uma atenção especial por parte de todos. Existem muitos outros problemas, além dos que já citei, mas creio que com a união das forças políticas da cidade, com apoio do Governo Estadual e Federal, muito poderá ser feito para vencermos esses desafios e, dessa forma, termos uma cidade melhor.

 

Folha do Litoral News: De que forma os vereadores poderão contribuir para a redução destes problemas?

Leite: Os vereadores não têm o poder de execução, mas acredito que podem auxiliar muito o executivo na fiscalização de obras e projetos e também na fiscalização das concessões de serviços públicos ex: transporte coletivo e concessionária de água e esgoto podem e devem ser o elo entre as demandas da população e o Executivo. Terão a responsabilidade de aprovar orçamentos anuais, lei de diretrizes orçamentárias, entre outras. E também terão a oportunidade de propor leis que beneficiem socioeconomicamente nossa população, apesar da imensa dificuldade para isso, uma vez que, de acordo com a lei, os vereadores não podem aprovar leis que tragam despesas para o Executivo, mas independente disso, acredito que todos vão estar com muita vontade de trabalhar  e terão criatividade para atender a população e, principalmente, as regiões que representam.

 

Folha do Litoral News: Qual conselho o senhor dá aos novos vereadores da próxima legislatura?

Leite: Que procurem fazer sempre o melhor possível para atender a população; que sejam presentes em tudo e estejam sempre presentes nos bairros da cidade ouvindo as demandas populares e procurando resolvê-las e também se informem bem quanto às leis e normas que norteiam os trabalhos do legislador, de forma que não apresentem ou gerem expectativas na população de projetos inexequíveis.  

 

Folha do Litoral News: O senhor vai pleitear ser o presidente da Casa de Leis em 2017?

Leite: Não tenho essa pretensão. Não vejo isso como algo de extrema importância para enriquecer minha história na política parnanguara. O presidente é a pessoa que dirige os trabalhos do Legislativo e desejo que o próximo presidente conduza da melhor maneira possível os trabalhos e possa construir uma parceria positiva com o Poder Executivo e todos os setores organizados da sociedade, para que essa junção de esforços seja boa e possa melhorar nossa cidade em todos os aspectos. Só seria candidato a esse cargo se a maioria dos vereadores desejasse e aí, como sempre, não fugiria de mais um desafio, mas não farei qualquer tipo de articulação para disputar essa eleição.  

 

Folha do Litoral News: Qual a sua avaliação do mandato do atual prefeito Edison Kersten?

Leite: Foi uma gestão marcada por enormes dificuldades, com a fatalidade da morte do saudoso titular Roque, com um grande déficit financeiro devido a dívidas herdadas da gestão anterior, com agravantes como atualização verdadeira de salários dos servidores e muita dificuldade na área de saúde, muitas dessas dificuldades causadas pela epidemia da dengue e muitos outros problemas de ordem administrativa com a constante troca de titulares de pastas importantes como saúde e obras entre outras.  Mas foi verificado um esforço grande do prefeito Edison para colocar a casa em ordem e, com esse esforço, o próximo prefeito vai herdar uma situação muito melhor do que a que atual gestão encontrou e isso faz crescer nossa esperança e nossa expectativa de que teremos os próximos quatro anos com mais obras e realizações e também de oferecer os serviços públicos a mais gente e com mais  qualidade para nossa população.

 

Folha do Litoral News: Como o senhor acredita que vai ser a nova gestão municipal?

Leite: Acredito que todos que chegam ao cargo de prefeito têm a consciência de que a partir do resultado terão o compromisso de cuidar da melhor maneira possível da cidade e de toda população. E é dessa forma que eu acredito que vá acontecer com a gestão que se iniciará em janeiro de 2017, sob o comando de Marcelo Roque.

 

Folha do Litoral News: O senhor projeta voltar a ser, um dia, um deputado ou mesmo prefeito da cidade?

Leite: Sou uma pessoa que vive de bem com a vida  por ter a consciência tranquila de quem sempre procurou fazer o melhor possível como pessoa, cidadão, vereador e deputado. Sempre me esforcei o máximo para isso. Não tenho obsessão por nenhum cargo. Nas ocasiões em que disputei eleições para os cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal foi como intuito de poder fazer o melhor para nossa terra e nossa gente, mas nunca fugirei à luta quando acreditar que posso ser útil para termos uma cidade cada vez melhor para nossa gente.

 

Folha do Litoral News: Qual sua análise sobre a percepção política da população?

Leite: Acredito que a população de maneira geral busca sempre quando escolhe seus candidatos, representantes que inspirem uma maior confiança na administração do lugar onde vivem, acredito que o povo sempre está atento no momento dessa escolha e busca com uma exigência cada vez maior escolher bem seus candidatos. Quero aproveitar aqui para agradecer a cada uma das pessoas que nos ajudaram a chegar a essa votação recorde e enaltecer que continuaremos na busca incessante de fazer cada vez mais e melhor. Meu muito obrigado de coração a todos.

Você também poderá gostar

Mesmo com votação recorde, Leite não pretende ser o presidente da Câmara

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.