Política

Jovens parnanguaras se destacam em projeto da Assembleia Legislativa

Dentre os estudantes eleitos “deputados universitários” há dois parnanguaras

anwl2e9 1584457914

Na quarta-feira, 1.º, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) deu início ao “Parlamento Universitário”. Trata-se de um Projeto da ALEP em parceria com os cursos de Direito e de Jornalismo de faculdades do Estado. Participam do projeto as seguintes faculdades: UNICURITIBA, PUC, UFPR, Opet, Unibrasil, Uninter e Positivo. O projeto funciona da seguinte forma: a Assembleia Legislativa do Estado constituiu um parlamento paralelo, composto por 54 estudantes, mesmo número de deputados estatuais. As faculdades de Direito participaram como partidos políticos e aqueles que tiveram maior número de “votos” proporcionalmente conseguiram maior número de cadeiras. Após verificação do número de vagas, por faculdade de Direito, os alunos foram selecionados em prova escrita, de avaliação de conhecimentos em direito constitucional e processo legislativo e em banca de defesa oral.

Durante a execução do projeto, que deve durar duas semanas aproximadamente, os estudantes de Direito participam de atividades legislativas simuladas, desde a apresentação de projetos de lei elaborados pelos alunos de Direito, deputados universitários, até a aprovação e sanção do Governador Universitário. Os estudantes de jornalismo fazem a cobertura do evento e divulgam em mídias sociais e veículos de comunicação dos estudantes (rádio e jornal da UFPR, página da ALEP, Facebook etc.).

Alguns deputados da ALEP se comprometeram com as universidades a adotarem, na medida do possível, projetos que os alunos aprovarem no Parlamento Universitário para efetiva apresentação. Ou seja, há grandes chances de que os trabalhos dos estudantes de Direito acabem virando lei.

 

PARANAGUÁ EM DESTAQUE

Dentre os estudantes eleitos “deputados universitários” há dois estudantes de Paranaguá: Otávio Augusto Alves e João Paulo Henrique Siqueira, ambos estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

Coincidência ou não, Otávio e João Paulo possuem a política no sangue. João Paulo foi candidato a vice-prefeito de Paranaguá, nas últimas eleições em 2016. Já Otávio, é sobrinho do atual prefeito, Marcelo Roque.

Mas mais do que participar, os deputados universitários parnanguaras se destacaram pela articulação política. O estudante Otávio Augusto Alves, sobrinho de Marcelo Roque, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Parlamento Universitário. Já João Paulo apresentou projeto de lei sobre a inclusão no calendário oficial da divulgação da “cultura caiçara”, com destaque a elementos da cultura local de Paranaguá.

Procurado, o prefeito Marcelo Roque disse que Paranaguá está no caminho certo, produzindo jovens talentos que conseguem unir conhecimentos adquiridos na formação universitária, com a necessidade de experiência prática e vivência de gestão.

Mais uma feliz coincidência: um dos professores orientadores dos estudantes é o professor Dalton Borba, nascido em Paranaguá e filho do saudoso dentista Dr. Borba, que por muitos anos, durante a década de 70, principalmente, clinicou em nossa cidade.

Ao término do projeto, veremos os frutos do trabalho dos estudantes parnanguaras à frente da Assembleia Legislativa, ficando na torcida para que os verdadeiros deputados estaduais busquem inspiração nesses jovens estudantes na tentativa de apresentar medidas que efetivamente mudem a realidade legislativa e social do Estado.

Você também poderá gostar

Jovens parnanguaras se destacam em projeto da Assembleia Legislativa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.