conecte-se conosco

Política

Isabelle Dias reforça a luta pela inclusão e acessibilidade em Paranaguá

Vereadora foi eleita com 555 votos

Publicado

em

Isabelle Cristina do Rosário Dias Meduna, mais conhecida como Isabelle Dias, tem 31 anos, casada com Felipe Meduna com o qual tem um filho de apenas 2 anos e se comunica através do Português e da Libras. Isabelle é professora de Língua Brasileira de Sinais há 12 anos, atuou em projetos nessa área dentro da Secretaria de Educação de Paranaguá, onde é servidora desde 2010.

“Minha luta vem desde meus 5 meses de vida, quando contraí meningite, o que acabou afetando minha audição e provocando a surdez. Estudei desde pequena na Escola de Surdos Nydia Moreira Garcez (CEDAP) e ali dei meus primeiros passos em minha alfabetização. Ao longo desta trajetória sofri com bullying e preconceito, a partir do momento que iniciei meus estudos em uma Escola Inclusiva, mas nada disso me fez desistir de seguir em frente e mostrar minha capacidade perante a sociedade, pois muitos me diziam que eu não tinha capacidade de trabalhar, dirigir, estudar e que seria uma pessoa sem expectativas futuras”, relatou.

Isabelle é a primeira mulher surda a ser eleita vereadora em Paranaguá e no Brasil, um marco histórico, provando que os surdos são capazes de exercer cargos importantes dentro da sociedade. “Essa representatividade se faz necessária, pois só quem sente na pele sabe das dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência (PcD) e estarei lutando também por todos eles”, explicou a vereadora.

Dos 19 vereadores de Paranaguá, apenas duas são mulheres, Isabelle Dias e Vandecy Dutra. De acordo com Isabelle, o número de mulheres na política ainda é baixo e precisa aumentar. “Acredito que deveria haver mais mulheres dentro do Legislativo, pois é importante e necessária essa representatividade. Isso mostra que as mulheres também têm capacidade de exercer cargos importantes e contribuir com a política no Brasil”.

Bandeiras

Isabelle Dias reforça a luta pela inclusão e pela acessibilidade em suas principais bandeiras na Câmara Municipal. “Durante minha campanha defendi a bandeira da acessibilidade, pois é uma área que necessita de atenção dos Poderes Executivo e Legislativo seja na esfera Municipal, Estadual ou Federal. Atuarei muito em projetos que visam a essa garantia e melhoria às Pessoas com Deficiência e seus direitos. Apesar disso, não estarei atuando exclusivamente nesta área, pois agora represento toda população de Paranaguá e lutarei durante meus 4 anos, visitando bairros, dialogando e buscando melhorias em nossa cidade”, destacou.

Executivo e Legislativo 

“São poderes distintos e independentes, mas precisam trabalhar em harmonia, sem perder o lado fiscalizador. Já no início do ano estive em algumas reuniões com o prefeito Marcelo Roque, quando apresentei alguns projetos e situações que precisavam ser melhoradas dentro de nossa cidade, como, por exemplo, a reativação e atuação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoa com Deficiência. Somos representantes do povo e devemos essa satisfação a eles”, frisou a vereadora, que comentou também a relação com o Governo Estadual e deputados. “Buscarei recursos e projetos que venham a somar em nossa cidade. Já tive conversas com deputados estaduais e logo também com deputados federais. Tudo que for para beneficiar nossa cidade e população irei lutar e trabalhar para conquistar”.

Questionada sobre o que a população parnanguara poderá esperar da vereadora Isabelle, ela disse que será transparente e verdadeira. “Pode esperar dedicação e comprometimento, pois não estou aqui a passeio e sim para fazer a diferença em nossa política, fazendo com que as pessoas confiem em meu trabalho, por isso serei transparente e verdadeira, assim como fiz durante minha campanha eleitoral farei durante todo meu mandato”.

“Estou atuando desde o dia 4 de janeiro com muitas reuniões e visitas em bairros, pois sabemos que não podemos nos afastar da população, sendo que foi o povo que me colocou aqui e é um dever meu estar ao lado dele e dialogando sobre seus anseios e sonhos para o futuro de Paranaguá”, falou.

Intérprete de Libras

“Desde 2014 vínhamos lutando em conjunto com a comunidade surda para que nas sessões da Câmara houvesse Intérpretes de Libras, e somente em 2019 foi concretizado, promovendo a acessibilidade a toda comunidade surda de Paranaguá. Agora com minha entrada essa acessibilidade já estava presente, me deixando mais tranquila e confortável nas primeiras sessões do ano. Minha assessora Maria Eunice acaba desempenhando também o papel de Intérprete de Libras quando vou às visitas em bairros, reuniões e tudo que seja fora das sessões da Câmara. O trabalho dos Intérpretes de Libras é fundamental para que seja garantido o direito de comunicação entre os surdos e ouvintes”, comentou a vereadora.

Mensagem

“Quero agradecer as 555 pessoas que votaram e confiaram em mim, estarei atuante e buscando melhorias em nossa cidade com ideias novas e projetos que venham ao encontro do interesse da população parnanguara. Estou muito feliz por ser a primeira vereadora surda na história do Brasil e por ter recebido uma mensagem da nossa primeira-dama, Michelle Bolsonaro, logo após ser eleita, a qual me felicitou e desejou um bom mandato. Fui citada também na rede social da senadora Mara Gabrilli, que é PcD e também nos representa dentro do Senado Federal, ou seja, foram diversas mensagens e felicitações por este momento que ficará marcado na história da nossa cidade e do Brasil. Nesse momento, utilizo uma única palavra para expressar tudo isso: gratidão! As portas do meu gabinete estarão abertas para receber ideias, projetos, reclamações, sugestões e tudo que envolva temas necessários para que lutemos por uma cidade que trata a todos de forma igualitária. Estou aqui para provar que os surdos ou qualquer PcD é capaz de conquistar seus espaços e mostrar seu valor perante a sociedade”, finalizou.

Leia também: Oziel Marques, o Mael, lutará por melhorias nas áreas da Saúde e Assistência Social em Paranaguá

plugins premium WordPress