O Encontro de Lideranças Municipalistas do Paraná, que permitiu prefeitos, vereadores e secretários municipais dialogar durante três dias diretamente com ministros do governo federal, foi encerrado nesta quarta-feira (26). Pela manhã, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, conversou com os gestores municipais no Palácio do Planalto, destacando avanços governo do presidente Lula. Ele também ressaltou programas federais para alavancar investimentos em áreas como infraestrutura, biocombustíveis e mobilidade, gerando empregos de qualidade para tornar o Paraná um estado mais forte.
Geraldo Alckmin agradeceu o convite do deputado Zeca Dirceu e destacou a satisfação de dialogar com as lideranças paranaenses. Relembrou sua experiência como prefeito de Pindamonhangaba e os desafios da administração municipal e enfatizou a importância da responsabilidade fiscal e dos investimentos em saúde, priorizando a ampliação da cobertura vacinal e a qualificação dos serviços públicos.
“Hoje, da fronteira do Oiapoque ao Chuí, a saúde está entre as minhas três principais prioridades, ao lado do rigor fiscal. No primeiro ano, é fundamental fechar as torneiras, eliminar desperdícios e garantir austeridade absoluta”, afirmou. Segundo Alckmin, os prefeitos devem priorizar a economia e a redução de custos para ampliar os investimentos em serviços essenciais para a população.
Ainda entre as prioridades para uma gestão eficiente, destacou a importância de investir no ensino infantil, ampliar as creches públicas e escolas de tempo integral, orientando os gestores a aderirem ao Novo PAC Seleções, cujas inscrições para diversas áreas vão até 31/3.
Investimentos em Infraestrutura
O presidente em exercício defendeu ainda investimentos em infraestrutura, ressaltando que a geração de emprego e renda é fundamental para impulsionar a economia, sendo um dos pilares de uma gestão eficiente:
— Desde o início do governo o presidente Lula, tenho testemunhado a força da economia paranaense. Por meio de programas como o Mover e linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estamos ajudando a alavancar investimentos em áreas como infraestrutura, biocombustíveis e mobilidade, e gerando empregos de qualidade , — disse.
Apresentando dados sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que cresceu 3,4% em 2024 em relação a 2023, e totalizou R$ 11,7 trilhões, Geraldo Alckmin reforçou que os gestores devem apoiar os pequenos empreendedores, destacando o Programa Brasil Mais Produtivo.
— Se eu conseguir gerar mais empregos investir no agronegócio, apoiar pequenos empreendedores, estimular o cooperativismo e o associativismo, além de agregar valor à produção, estarei fortalecendo a economia do meu município. Esse desenvolvimento também impulsiona o setor de serviços, que é essencial — afirmou.
Ao concluir, sugeriu que prefeitos e secretários busquem o programa Acredita Exportação – parte de um conjunto de medidas do governo federal para fortalecer micro, pequenas e médias empresas. Além disso, colocou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços à disposição para apoiar a implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico do Paraná.
Zeca Dirceu agradecimento ao vice-presidente pela presença e apoio às demandas do Paraná:
— Nosso estado é profundamente grato a você e ao presidente Lula, pois todo o processo de recuperação econômica do país tem um grande impacto no Paraná. Estamos em uma boa posição, e devemos parte desse sucesso ao governo federal. Os prefeitos e prefeitos vêm em busca de parcerias, mas também estão disponíveis para ajudar, avançando no Paraná com as políticas do governo federal —.
Paraná mais forte
Ao final do evento, Zeca Dirceu enfatizou que o encontro foi extremamente positivo, e que prefeitos, prefeitas, secretários e vereadores voltam para seus municípios com novas ideias, projetos e parcerias para tornar o Paraná mais forte. “Estamos provando que há espaço na política para ações honestas e sérias, que geram resultados e impactam positivamente a vida dos brasileiros. Que ano que vem a gente possa estar junto novamente”, afirmou.
Da ADI-PR