conecte-se conosco

Política

Felipe Francischini assume a presidência do União Brasil no Paraná

Jovem deputado é o primeiro presidente da história do partido no estado

Publicado

em

O deputado federal, Felipe Francischini, é bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). Nas eleições de 2014 foi eleito deputado estadual com mais de 35 mil votos, e foi durante o seu mandato recordista de projetos aprovados no Paraná. 

Candidato do PSL à Câmara Federal nas eleições de 2018, Felipe Francischini obteve 241 537 votos (4,21% dos votos válidos) sendo o segundo mais votado por seu estado, onde ocupa uma das trinta cadeiras paranaenses.

Assumiu, no início da legislatura, a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados do Brasil, sendo considerada a mais produtiva desde 1995. A constatação foi feita pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), que analisou mais de 22 mil designações de relatorias. 

Pautou e presidiu votações relevantes para o país, como a da PEC nº 6 de 2019 da Reforma da Previdência a PEC 45/2019, da reforma tributária a PEC 187/2016, sobre as atividades agropecuárias em terras indígenas o PL 7744/17, que dá prioridade às vítimas de desastres, no programa Cartão Reforma o PL 7036/2010, que obriga a veiculação de mídia de combate à violência, à perversão e ao preconceito em transportes coletivos de passageiros e em salas de cinemas comerciais; aprovou ainda o Projeto da Prisão em segunda instância.

Em junho de 2020, ainda no cargo de presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), Francischini assumiu a liderança do PSL na Câmara.

O novo líder trouxe um perfil conciliador e recebeu apoio da maioria dos deputados da bancada, inclusive dos parlamentares mais alinhados ao presidente Jair Bolsonaro.

Dentre seus projetos em andamento no Congresso, destaca-se o PL 5179/2019 que torna obrigatória a aquisição de seguro-saúde pelos estrangeiros que ingressarem no País. É relator do Projeto de Lei que diminui poderes dos ministros do STF, ainda em tramitação na CCJ. 

Sua atuação nas Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados foi além da CCJ, sendo titular nas Comissões do Código Brasileiro de Energia Elétrica; sobre Moedas Virtuais; da Reforma da Previdência; na Comissão Mista (da Câmara e do Senado) sobre Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

Em março de 2022, assumiu a presidência do partido União Brasil no Paraná, sendo uma das três maiores bancadas de deputados do estado. O União Brasil hoje é o maior partido político do país, que surgiu da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), aprovada por ambas agremiações em 6 de outubro de 2021.

O deputado federal afirma que o partido veio para apresentar uma nova proposta, com muita transparência e clareza. “Queremos mostrar para a população que o partido merece credibilidade, não ficando apenas no discurso, mas atuando na prática. Somos no Paraná a segunda maior bancada na Assembleia, com 8 deputados. Hoje estamos na base do governador, discutindo todas as questões importantes para o estado, e temos muito para avançar ainda”, explicou Francischini.

Da assessoria.

Em alta

plugins premium WordPress