Na sexta-feira, 29, e sábado, 30, uma comitiva japonesa da cidade de Awaji esteve em Paranaguá para celebrar os 30 anos de irmandade entre os dois municípios do Japão e do Brasil, respectivamente. Junto com o prefeito Edison Kersten, a comitiva japonesa, comandada pelo vice-prefeito de Awaji, Morio Nakamura, participou de solenidades de comemoração ao aniversário de 368 anos de Paranaguá, bem como visitou a Ilha do Mel conhecendo atrações culturais parnanguaras. Na ocasião, houve a assinatura de um Termo de continuidade de Aliança e Amizade entre as cidades de Paranaguá e Awaji.
"Recebemos com muita honra a visita de toda a comitiva japonesa nestes dois dias, quando não só foi reforçada a relação de amizade que possuímos, como também se concretizou um termo de renovação de aliança e amizade entre as duas cidades. O objetivo é realizarmos um intercâmbio cultural, educacional e social entre os dois países, algo que já trouxe benefícios, como o complexo educacional Awaji, e que trará mais benfeitorias culturais, educacionais e econômicas", afirma o prefeito Edison Kersten.
A comitiva da cidade de Awaji, formada pelo vice-prefeito Morio Kanamura, o presidente da Câmara Municipal, Takashi Tanaka, entre outros representantes do município, participou na manhã da sexta-feira, 29, da cerimônia do ato cívico do aniversário de Paranaguá, bem como de uma visita ao Complexo Educacional Parque Awaji, que foi construído com recursos em parceria com a Prefeitura de Awaji, em 2007. Na escola, a comitiva pôde acompanhar apresentações culturais dos alunos envolvendo o Japão, bem como receberam uma escultura talhada em madeira com elementos parnanguaras.
No sábado, 30, pela manhã, os representantes de Awaji participaram de uma cerimônia na Casa Deacheux alusiva aos 30 anos de irmandade entre Awaji e Paranaguá. No evento, que contou com a participação do ex-prefeito Waldir Salmon, que foi o primeiro gestor a assinar termo de parceria entre as duas cidades, o vice-prefeito, Morio Nakamura, junto à comitiva, bem como ao cônsul-geral do Japão, Toshio Ikeda, e a assistente executiva do deputado Federal Luiz Nishimori, Laura Tamaru.
Ao final do evento, os representantes dos dois municípios assinaram um Termo de continuidade da Aliança e Amizade entre as cidades de Awaji e Paranaguá, bem como fizeram uma troca de presentes entre os dois países, com foco no intercâmbio cultural entre as duas cidades do Brasil e Japão.
"Foi um prazer conhecer Paranaguá, estamos emocionados e agradecidos com a recepção e contribuição de todos pela continuidade desta irmandade. Daqui para frente esta amizade irá crescer", ressaltou o vice-prefeito Morio Nakamura. O cônsul-geral do Japão, Toshio Ikeda, ressalta a satisfação de ver as duas cidades estreitando ligações. "Existe também em Awaji o Parque Paranaguá, em homenagem ao município, demonstrando a união entre os dois povos. Temos que parabenizar esta parceria, que já trouxe a construção do Complexo Educacional Parque Awaji e irá render mais bons frutos", completa.
"Só temos a agradecer a recepção, todos foram muito simpáticos. A parceria entre o Brasil e o Japão existe há mais de 100 anos, enxergamos uma evolução positiva no País e temos carinho pelo Brasil. A visita confirmou que a parceria entre Awaji e Paranaguá feita em 1986 foi correta e agora está sendo renovada, seguindo para um momento em que iremos focar também a parceria com entidades privadas para trazermos benefícios econômicos aos dois povos", ressalta o presidente da Câmara Municipal de Awaji, Takashi Tanaka.
Ainda na tarde do sábado, 30, acompanhada do prefeito Kersten e secretários municipais, a comitiva japonesa pôde fazer passeio de barco pela baía de Paranaguá e visitar a Ilha do Mel. Para encerrar a série de visitas, os representantes japoneses, ao lado do prefeito e representantes do município, participaram de um jantar com direito a fandango e barreado, onde puderam conhecer características culturais e gastronômicas locais.
"Foi um orgulho receber a comitiva em Paranaguá em plena comemoração dos 368 anos da cidade. Um próximo passo da parceria deverá ser a futura construção de uma nova praça no Complexo Educacional Parque Awaji, bem como a revitalização do parque no local, que contará com características japonesas, buscando através desta cultura reforçar a integração entre as duas cidades e oferecer mais uma opção de lazer para as famílias de Paranaguá", finaliza o prefeito Kersten.
Também fizeram parte da comitiva japonesa que visitou Paranaguá o diretor da Prefeitura de Awaji, Motoaki Nagano, coordenador da Prefeitura de Awaji, Tomoyuki Sakagami, o coordenador das cidades co-irmãs do Estado do Paraná, Eurico Endo, o membro da Delegação de Amizade de Awaki, Sra. Noriko Sato, o Sr. Masakazu Tai, entre outros representantes.
Foto: Samuel Calado