Polícia

Segunda ação contra roubo de carros ocorre em Paranaguá e Pontal em menos de um mês

Ação é a segunda da Operação Rhesus e intensifica repressão do Estado contra roubo e furto de veículos em todo o Paraná (Foto: PRF)

Três veículos, armas e peças foram apreendidas, um suspeito foi preso e outro encaminhado como testemunha em operação da PCPR e junto à PMPR e PRF

Na terça-feira, 23, as polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar do Paraná (PMPR), em apoio à Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), deflagraram a segunda fase da Operação Rhesus, que possui como objetivo a recuperação de partes, peças e veículos furtados ou roubados no Paraná. A ação teve como centro novamente o município de Paranaguá, que, de acordo com autoridades, faz parte da rota para envio deste tipo de ilícito para países vizinhos.

Segundo a assessoria da PRF e da PMPR, foram apreendidos os seguintes itens: uma pistola calibre .765, uma espingarda calibre .32, uma garrucha calibre .22, 41 munições calibre .32, R$ 3 mil em dinheiro, 91 matrizes para reutilização de marcação de chassi, um secador de pára-brisa, um polotriz, um motor de veículo com numeração adulterada, duas carretas semirreboques sem numeração dos eixos, plaquetas de identificação com chassi e marcas suspeitas, um caminhão com adulteração no número do motor e dois veículos, um corsa com alerta de roubo e uma kombi com chassi adulterado.

Além disso, de acordo com a PRF, um homem foi preso em flagrante pela receptação do carro roubado e posse ilegal de arma de fogo e outro foi conduzido até a Delegacia da Polícia Civil como testemunha.

Um efetivo de mais de 10 policiais participou da ação, que possui o nome Rhesus, pelo fato deste ter sido a nomenclatura da primeira fêmea macaco clonada com sucesso pelo ser humano em 2000. "O nome da operação faz referência a veículos roubados que se transformam em clones dos seus originais", explica a PRF.

1b(8)Dois veículos e um caminhão foram apreendidos pelas autoridades na ação (Foto: PRF)

Segundo a assessoria da PMPR, foram realizadas ações de inteligência para levantamento de informações referentes a locais suspeitos e realizada sua identificação para solicitação e cumprimento de mandados de busca e apreensão. "Foram cumpridos mandados em vários comércios de peças e acessórios, oficinas mecânicas e barracões de veículos nas cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná", informa a Polícia Militar.

PRIMEIRA AÇÃO

Na primeira etapa da Operação Rhesus, deflagrada no dia 9 de abril, nove mandados de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento em Paranaguá e um em Pontal do Paraná. Na oportunidade, foi realizada pelas autoridades a detenção de sete pessoas, apreendendo um total de quatro veículos adulterados, entre eles duas carretas, um caminhão e um Fiat Uno, bem como um motor. Além disso, documentos de veículos roubados foram encontrados, bem como foi apreendida uma pistola calibre .765 com 30 munições intactas, peças mecânicas e R$ 3 mil em espécie. Ao todo, 66 policiais, 17 viaturas, quatro cães farejadores e um helicóptero atuaram nesta primeira ação.

2a(25)Três armas de fogo foram apreendidas na operação (Foto: PMPR)

 

*Com informações da PRF e da PMPR.

 

Você também poderá gostar

Segunda ação contra roubo de carros ocorre em Paranaguá e Pontal em menos de um mês

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.