Equipes da Receita Federal que atuam no porto catarinense de Itapoá apreenderam na tarde desta terça-feira, 24, aproximadamente 350 quilos de cocaína. A droga estava escondida dentro de um contêiner carregado com cerâmica.
De acordo com o órgão federal de fiscalização aduaneira, a estrutura seria embarcada em um navio, que tinha como destino o porto espanhol de Valência.
INFORMAÇÕES
O cruzamento de dados e informações da área de inteligência da Receita Federal foi fundamental para operação de fiscalização. O procedimento indicou que alguns contêineres deveriam passar por uma vistoria minuciosa.
Contando com apoio do cão de faro Enzo, as estruturas foram fiscalizadas e, em uma delas, a droga foi encontrada.
Ninguém foi preso.
RIP-ON/RIP-OFF
As bolsas com os tabletes de cocaína estavam entre as caixas de cerâmica.
Esse método usado pelos traficantes internacionais de drogas para enviar a cocaína para o exterior é conhecido como rip-on/rip-off. O entorpecente é colocado dentro do contêiner sem o conhecimento do exportador.
3.º APREENSÃO
Foi a 3.ª apreensão realizada pela Receita Federal no Porto de Itapoá em 2021. Ao todo, foram apreendidos 839 quilos de cocaína no terminal portuário.
Ações de fiscalização deflagradas em portos catarinenses, incluindo o da cidade de Itajaí, totalizaram quase 2 toneladas de cocaína apreendidas no estado este ano.
Todo o entorpecente apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal, que segue com a investigação.
Com informações e imagens da RFB