A Receita Federal apreendeu na manhã desta quinta-feira, 18, no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), 32 quilos de cocaína. A droga seria enviada para um terminal portuário, na Holanda.
MOTOR
Os tabletes da droga estavam escondidos no compartimento que abriga o motor de um contêiner refrigerado carregado com suco de laranja congelado. Ninguém foi preso.
Foi a terceira apreensão da droga realizada em maio pelos servidores do órgão federal de fiscalização no terminal portuário.
O método utilizado pelos traficantes internacionais é conhecido como rip-on / rip-off, quando os tabletes de cocaína são inseridos na estrutura sem o conhecimento do exportador.
RASTREADORES
Durante a inspeção do material apreendido foram encontrados rastreadores colados nos tabletes da droga. A intenção dos criminosos é de facilitar a localização da carga ilícita, no porto de destino.
10.ª APREENSÃO
Em 2023, a Alfândega da Receita Federal instalada no complexo portuário paranaense já realizou 10 apreensões de cocaína, totalizando mais de 280 quilos da droga.
COOPERAÇÃO
Todas as informações pertinentes ao caso são repassadas para autoridades policiais e administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico internacional de drogas.
A cocaína apreendida foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal, que segue com a investigação.