Na manhã de sexta-feira, 1, a Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 13 quilos de cocaína durante fiscalização de rotina realizada nas estruturas que são utilizadas no transporte de mercadorias que transitam pelo pátio de um terminal portuário de Paranaguá.
Os tabletes da droga estavam escondidos no compartimento que abriga o motor de um contêiner refrigerado, carregado com frango, que tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda. Segundo a Receita Federal, ninguém foi preso.
Os servidores da RFB utilizam um scanner de alta resolução durante as ações de fiscalização. O equipamento identifica os tabletes da droga e o contêiner é separado e vistoriado manualmente.
MÉTODO RIP-ON/RIP-OFF
O método utilizado pelos traficantes foi o de rip-on/rip-off, quando a cocaína é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador da carga lícita. Todo o entorpecente apreendido foi levado para a Delegacia da Polícia Federal, que agora seguirá com as investigações.
21.ª APREENSÃO
Essa foi a 21.ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal, no complexo portuário paranaense, em 2023. Ao todo, o órgão federal de fiscalização aduaneira já apreendeu mais de 1.8 toneladas da droga.
A Receita Federal atua no controle aduaneiro sobre cargas e veículos vindos do exterior ou a ele destinados com o objetivo de facilitar o comércio internacional e manter a segurança das operações lícitas.
Com informações da Receita Federal do Brasil