Em uma ação conjunta, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) concluíram nesta quinta-feira (23) a primeira fase da “Operação Integrada”, realizada nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina. Parte do Verão Maior Paraná, a ação, iniciada em 16 de dezembro de 2024, resultou em 450 prisões, incluindo 145 por cumprimento de mandados judiciais.
As prisões estão relacionadas a crimes de tráfico de drogas e outras infrações correlatas, como associação ao tráfico e porte ilegal de armas. No último dia da operação, seis pessoas foram presas e 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As ações foram direcionadas pelo trabalho de inteligência das forças de segurança, que identificaram alvos estratégicos e priorizaram áreas de maior vulnerabilidade. As atividades contaram com apoio aéreo e a atuação dos canis da PCPR, PMPR e Polícia Penal do Paraná, ampliando o alcance e a eficácia das operações.
“As forças de segurança do Paraná têm atuado de maneira integrada e estratégica para garantir que moradores e turistas desfrutem de um litoral mais seguro. Os números demonstram o comprometimento e a eficiência do trabalho realizado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
“Hoje foi o encerramento com cumprimento de mais alguns mandados de busca, apreensão e de prisão, um total de 17 mandados foram cumpridos hoje pelas polícias. Nós participamos do período da madrugada, onde nós tivemos a prisão de uma pessoa em flagrante em Guaratuba, por tráfico de drogas, e 4 prisões em flagrante em Morretes. Agora nós vamos dar início à segunda fase da operação, que se estenderá até o final da operação verão”, completou o secretário Hudson.
O coordenador da PCPR no Verão Maior Paraná, delegado Getúlio de Morais Vargas, destacou a importância do uso da inteligência policial para alcançar os resultados. “O planejamento estratégico e a integração entre as forças de segurança foram fundamentais. A inteligência policial nos permitiu identificar ameaças de forma precisa e agir rapidamente para neutralizá-las”, explicou.
Já o major Anderson Couto de Moraes, coordenador operacional da PMPR no Verão Maior Paraná, enfatizou o papel das ações preventivas e repressivas. “O trabalho conjunto e o uso de informações estratégicas têm sido decisivos para garantir a segurança da população e dos turistas. Nossa atuação no litoral está alinhada ao compromisso de proporcionar um ambiente seguro para todos”, afirmou.
Com informações da PCPR