O comando do 9º Batalhão de Polícia Militar realizou a entrega de certificados na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Paranaguá, a policiais militares que se destacaram no litoral paranaense. Entre eles, dois policiais de Matinhos, que salvaram uma criança de pouco mais de um ano no mês passado que estava engasgada e que prontamente foi salva pela competência e conhecimento dos profissionais.
Receberam as homenagens os policiais que se destacaram durante as atividades operacionais e administrativas no que se refere a honestidade, patriotismo, disciplina, dignidade, coragem, justiça, honra entre outros aspectos.
O subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Paranaguá, major Adauto Nascimento Giraldes Almeida, afirmou que o reconhecimento traz motivação para aqueles que se dedicam a segurança da população.
“O reconhecimento é simples e singelo, mas muito merecedor”, declarou o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, major Giraldes
“Foram homenageados em especial a esses dois policiais que ajudaram uma criança que estava engasgada em Matinhos e esta é uma forma singela de agradecer a essas pessoas que cuidam do nosso maior patrimônio. Para mim, o meu maior patrimônio são os meus filhos e tenho certeza de que é assim também para todos os cidadãos. A esses honrados policiais que puderam de forma rápida, com presteza e conhecimento de causa puderam auxiliar e impedir que essa criança fosse a óbito”, disse.
Os cabos Edson Pereira e Joel Vandecir Freitas de Lima receberam o certificado de elogio individual por terem salvo a vida de Kauã Henrique Ferreira, de um ano e três meses.
“É muito gratificante receber a homenagem e queria agradecer a Deus por ter me colocado naquele momento para salvar aquela criança”, declarou o cabo Edson.
O atendimento a criança foi realizado quando os dois policiais faziam uma manutenção de rotina na viatura em um posto de combustível e se depararam com o pedido de ajuda da mãe e da avó de Kauã. “Já passei por outros tipos de situação, mas nada parecido”, frisou o cabo Edson.
Os cabos Edson Pereira e Joel Vandecir Freitas de Lima receberam o certificado de elogio individual por terem salvo a vida de Kauã, de um ano e três meses
Para o cabo Joel Vandecir Freitas de Lima, é gratificante ver que hoje Kauã está com saúde e fora de perigo.
“A sensação é de missão cumprida. Não medimos esforços para socorrer a criança. A mãe naquele momento também estava quase desmaiando e hoje é gratificante ver a mãe e o pai felizes”, enfatizou o cabo Freitas.
AGRADECIMENTO
Para prestigiar e agradecer o trabalho dos policiais de Matinhos, o casal Alisson Luciano Ferreira e Michele Cristina Ferreira, pais do Kauã, também participaram da solenidade.
“Não tenho como expressar o que eles fizeram pelo meu filho, não tenho palavras. Ele se engasgou com um pedaço de maçã e eu tentei de tudo que eu sabia e, no momento que eu vi que não dava mais para esperar, eu e minha mãe saímos para ir ao hospital que é longe de casa, vimos a viatura e eles nos ajudaram a fazer os primeiros socorros, foi assustador”, contou a mãe Michele.
Os pais do Kauã também participaram da homenagem como forma de agradecimento aos policiais
“Para nós significa uma forma honrosa pelo fato de eles terem salvo o nosso bebê e ele poder estar conosco aqui. O que eu e minha esposa podemos fazer é agradecer, só agradecer a Deus por ter colocado eles naquele momento”, completou o pai Alisson.