conecte-se conosco

Polícia

Polícia Militar deflagra a Operação Natal 2021 em Paranaguá

Lançamento ocorreu na Praça de Eventos Mário Roque

Publicado

em

O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) de Paranaguá deflagrou na tarde de segunda-feira, 13, a Operação Natal 2021. O lançamento da ação ocorreu na Praça de Eventos Mário Roque. Todo o efetivo estará nas ruas, intensificando o policiamento preventivo em toda região e em preparação para a Operação Verão – Viva a Vida 2021-2022, no litoral do Paraná, que terá início no dia 17 de dezembro. Os trabalhos seguirão até o dia 25 de dezembro com rondas diariamente pela cidade.

O comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior, explica que a operação nesta época do ano é por conta do aumento de pessoas nas ruas realizando as compras de Natal. “Estamos em uma preparação para a Operação Verão e todo nosso efetivo, inclusive administrativo, trabalhando nas ruas. A nossa ideia é dar um suporte para o comerciante, para o lojista e também para as pessoas que fazem compras no fim de ano. Como o número de pessoas nas ruas aumenta e o dinheiro efetivamente está circulando a gente pede atenção de todos, pois neste período existe muito furto, muito roubo”, frisou.

O reforço de policiamento é uma constante no final do ano, devido à maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13.º salário de grande parte da população, somada ainda ao aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança pública.

Todo o efetivo estará nas ruas, intensificando o policiamento preventivo e em preparação para Operação Verão

Tenente-coronel Renato, do 9.º BPM, reforça que a operação é voltada para a segurança total, dos empresários, comerciantes e consumidores e elenca algumas dicas essenciais para os consumidores que estarão circulando pelas ruas centrais e locais onde lojas estão instaladas. “Saia de sua casa com pouco dinheiro, vá até a loja e compre o necessário, procure não andar com muito dinheiro no seu bolso e não mostre sua carteira, pois é muito comum as pessoas abrirem as carteiras em lojas ou na calçada e até mesmo quando vai sacar dinheiro no banco”, orientou.

Na sexta-feira, 17, terá o lançamento oficial da Operação Verão – Viva a Vida 2021-2022, no litoral do Paraná, e a novidade para este ano é que o efetivo estará presente também em Antonina, Morretes e Paranaguá. O efetivo administrativo estará nas ruas em atendimento a furtos e roubos nas cidades litorâneas

Os trabalhos seguirão até o dia 25 de dezembro com rondas diariamente pela cidade

O efetivo da operação que foi deflagrada em Paranaguá é o usual e com o reforço das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), BPChoque e Rádio Patrulha Auto (RPA).

Operação Natal Azul

No dia 6 de dezembro, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá deflagrou a Operação Natal Azul com o objetivo de promover maior segurança à população. A operação tem apoio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), motocicletas, viaturas convencionais e o policiamento em dupla, a pé, pela região central.

A Guarda Civil Municipal de Paranaguá deflagrou a Operação Natal Azul com o objetivo de promover maior segurança à população

“A gente deflagrou uma semana antes a Operação Natal Azul, conforme calendário da Aciap, para dar um maior atendimento à população. A Polícia Militar nos acompanhou no início das ações pela cidade. Até o momento a operação está sendo um sucesso”, destacou o comandante geral da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, Leônidas Martins Júnior.

A Operação da GCM não acontece apenas na região central, mas o efetivo estará atuando em todas as áreas com concentração de lojas e comércio espalhados pela cidade de Paranaguá.

A Operação Natal Azul acontece diariamente das 09h às 22h. Caso a população precise pode utilizar os telefones 153 e (41) 3420-6009, da Guarda Civil, e também pelo app 153 Cidadão.