Cerca de duas toneladas de musgo, retirado irregularmente da estação ecológica da Ilha do Mel, em Paranaguá, foram localizadas por policiais militares da 1.ª Companhia Ambiental, na manhã desta quarta-feira, 8. As plantas já estavam separadas em 117 sacos plásticos, com capacidade de 20 litros, prontas para o transporte.
A ação ocorreu após denúncias repassadas pela comunidade no dia anterior, informando sobre a coleta ilegal. Através das informações, os militares chegaram até o local onde o musgo estava escondido, nas imediações do Rio do Jacaré, que fica no interior da estação ecológica, mas nenhum suspeito foi localizado na região. Tudo indica que os autores teriam deixado o produto no local, para ser retirado de barco em momento oportuno.

A espécie extraída foi inserida novamente em seu bioma de habitat natural e o caso registrado em um boletim de ocorrência. O musgo é uma planta ornamental, muito procurada para decoração de jardins, mas, de com acordo com os responsáveis pela estação ecológica, na Ilha do Mel sua extração é proibida.