Equipes da ROTAM – Rondas Ostensivas Tático Móvel, do Batalhão da Polícia Ambiental-Força Verde, encontraram na tarde de domingo, 26, durante um patrulhamento de rotina, no bairro Mangue Seco, em Matinhos, 42 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro.
De acordo com a corporação, os policiais passavam pela Rua Moreira Sales quando a equipe ouviu o canto de um Trinca-Ferro. A ave estava dentro de uma gaiola, no quintal de uma casa.
Em contato com o proprietário do imóvel, o homem, de 57 anos, liberou a equipe para uma fiscalização ambiental, no local.
Durante o procedimento foram encontrados 42 pássaros das espécies Sabiá Una, Coleiro, Azulão, Pintassilgo, Tico-Tico, Canário da Terra, Bigodinho e Coleiro Baiano, além de um Patativa e dois Pixoxós, aves que estão ameaçadas de extinção.
A equipe constatou que os pássaros apresentavam comportamento compatível com a captura recente, já que estavam ariscos e se debatiam muito dentro das gaiolas.
MULTA
Sem autorização ambiental para manter as aves em cativeiro, o dono do imóvel assinou um Termo Circunstanciado e recebeu uma multa de R$ 34,5 mil.
Todas pássaros encontrados na residência estavam com boas condições de saúde e foram soltos em seu habitat natural.