A parceria entre a Diretoria de Pessoal da Polícia Militar, a Secretaria de Administração e da Previdência (SEAP) e do Paraná Previdência, auxiliou na modernização do sistema E-Protocolo para agilizar os processos administrativos. A partir do dia 19 de março, os procedimentos de reserva e reforma dos militares estaduais passam a ser feitos exclusivamente via digital, sem a necessidade de tramitação de papéis. A inovação vai reduzir o tempo de conclusão dos pedidos em reconhecimento e respeito aos policiais militares que estão completando a carreira na Corporação.
Na quarta-feira, 14, os oficiais e praças do setor de Pessoal de todas as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da capital, litoral e Região Metropolitana participaram de uma capacitação no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM para a utilização do sistema. O objetivo da modernização é reduzir o tempo de espera para a concretização da reserva remunerada e da reforma.
Com o procedimento padrão via papel, o processo chegava a demorar mais de 60 dias e, agora, com a implantação do sistema, a espera caiu para 15 dias. Em alguns casos em até uma semana o processo pode ser concluído. “A partir do momento em que não precisaremos emitir a documentação em papel, estamos tornando a Polícia Militar e a Diretoria de Pessoal mais sustentáveis. Além disso, com a agilidade no procedimento, priorizamos a dignidade humana dos nossos militares estaduais garantindo o acesso aos seus direitos”, disse o Chefe da Diretoria de Pessoal, coronel Antônio Zanatta Neto.
A expectativa é que, em breve, os outros processos administrativos também passem a ser feitos pelo E-Protocolo. De acordo com o Chefe da Subseção de Implantação da Diretoria de Pessoal, major Marcos Antônio Benetti, ao invés do envio dos documentos físicos, a seção da unidade enviará a papelada pelo sistema em um arquivo digital à DP.
O coronel Zanatta elogiou as parcerias com as secretarias de Estado que possibilitaram o avanço na Polícia Militar. “Tivemos o apoio irrestrito da Secretaria de Administração e da Previdência, e do Paraná Previdência, tornando possível essa tecnologia. Comemoramos ainda o fato da nossa instituição estar com 100% dos seus integrantes devidamente cadastrados nos sistema de identificação do Governo do Estado, contando com a colaboração do Detran no cadastramento biométrico dos policiais militares”, salientou.
“Estamos seguindo a orientação do Comando-Geral da PM para garantir a dignidade humana dos militares estaduais, buscando um processo ágil e célere para que os policiais e bombeiros recebam o devido respeito por conta de sua carreira na corporação”, completou o coronel Zanatta.
A capacitação contou a presença do diretor da SEAP, Mauro Ribeiro Borges, e do diretor do Paraná Previdência, Lauro Benites, bem como dos oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros.
Foto: PMPR