Na manhã de quarta-feira, 17, uma solenidade foi realizada na sede do 9.º Batalhão da Polícia Militar, em Paranaguá, para comemorar o dia do patrono da corporação no Estado, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Na ocasião, foram entregues medalhas aos militares por tempo de serviço na corporação.
Estiveram presentes na festividade, autoridades públicas e militares da ativa e da reserva, além de policiais militares das companhias do 9.º Batalhão, os quais realizaram o desfile militar que encerrou a cerimônia.
Desfile militar encerrou a cerimônia
CORONEL SARMENTO
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual foi ferido no olho.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930.
Sarmento faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil.