Connect with us

Polícia

PCPR utiliza tecnologia e orienta população para prevenção do Coronavírus

A Polícia Civil do Paraná usa a tecnologia e a informação para resguardar cidadãos e servidores

Publicado

em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está atenta aos esforços de contenção da propagação do novo Coronavírus. Para isso utiliza tecnologia e informação para resguardar cidadãos e servidores.

As delegacias e postos de identificação, muitas vezes, são pontos de aglomeração de pessoas, isso pode aumentar os riscos de contaminação. Para evitar isso, o cidadão tem acesso pela Internet a muitos dos serviços prestados pela PCPR. Para orientar a população foi criada uma página sobre o assunto no portal da instituição, que pode ser acessada em www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus.

Aqueles que apresentam sintomas parecidos com o de um resfriado ou gripe comuns, bem como pessoas dos grupos de risco, somente devem ir a uma delegacia de polícia ou a um posto de identificação em casos urgentes e que não possam ser solucionados pela Internet. Ainda assim, é importante que procurem atendimento médico especializado, se possível previamente.

Conheça os serviços on-line da PCPR

Boletins de Ocorrência

O cidadão pode registrar seu Boletim de Ocorrência pela Internet, sem ter que comparecer a uma Delegacia da PCPR, nos seguintes casos:

  • FURTOS – Crimes onde algum bem material é subtraído da vítima sem que haja violência ou grave ameaça.
  • PESSOAS DESAPARECIDAS – Familiares podem registrar o desaparecimento da pessoa, de qualquer idade, assim que verificarem o ocorrido. Não é necessário esperar 24 horas. Importante ter ao menos uma fotografia digital recente do desaparecido, que será anexada durante a confecção do Boletim de Ocorrência. Imediatamente a pessoa é incluída no sistema de pessoas desaparecidas e iniciadas as buscas.
  • EXTRAVIO OU PERDA – O cidadão pode registrar o extravio ou perda de documentos pessoais, documentos do veículo, eletrônicos, financeiros, entre outros. Também podem ser confeccionados Boletins de Ocorrência de extravio / perda de placa de veículo, desde que a pessoa a registrar seja a proprietária do veículo.

Carteira de Identidade

O cidadão que precisa fazer sua Carteira de Identidade tem acesso a estes serviços diretamente no site da PCPR:

  • AGENDAMENTO – Todos os atendimentos nos postos de identificação devem ser agendados pela Internet. Após realizado o agendamento, este pode ser consultado ou cancelado também pelo portal.  
  • SEGUNDA VIA RÁPIDA – Pessoas que tenham seus dados digitalizados no Instituto de Identificação da PCPR ou no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), terão acesso à segunda via de sua Carteira de Identidade sem necessitar de atendimento presencial, o processo será on-line. O cidadão só terá de ir ao posto de identificação buscar o documento quando este estiver pronto.
  • GUIA DE PAGAMENTO – A guia de pagamento é gerada diretamente pela Internet e pode ser reimpressa em caso de necessidade.
  • GUIA DE RETIRADA – A guia de retirada pode ser acessada e reimpressa pelo site.

Atestados

O cidadão pode solicitar vários tipos de atestados de maneira totalmente on-line. Além disso, é possível verificar os custosverificar se está pronto e imprimir. Pessoas, empresas ou órgãos a que atestados tenham sido apresentados podem confirmar a autenticidade destes, também pela Internet. Estes são os tipos de atestados fornecidos no portal da PCPR:

  • ANTECEDENTES CRIMINAIS – Demonstra a existência ou não de anotações criminais contra uma pessoa no Estado do Paraná.
  • CADASTRO POSITIVO – Destina-se à obtenção de informações do cadastro de identificação civil do Estado do Paraná.
  • ATESTADO DE PROFISSÃO – Destina-se às pessoas que necessitem fazer prova de sua profissão à época em que foi emitida a primeira via da Carteira de Identidade no Estado do Paraná.

Informações sobre o Coronavírus

O Governo do Paraná lançou novo portal com orientações sobre o Coronavírus. Informação de qualidade é uma das melhores armas para a prevenção. Acesse em www.coronavirus.pr.gov.br.

Com informações e foto da PCPR.