Na tarde desta quinta-feira (23), por volta das 14h35, o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer duas pessoas que estavam se afogando no balneário de Caiobá, em Matinhos, no litoral do Paraná.
Segundo informações, pai e filha, moradores de Mariluz-PR, nadavam próximo ao trapiche da praia mansa, uma área sem a presença de guarda-vidas, quando foram surpreendidos por uma corrente de retorno. A jovem, de 26 anos, foi retirada da água por populares antes da chegada do resgate e apresentou sintomas leves de afogamento (grau 1). Ela foi encaminhada à UPA de Praia Grande pelo SIATE para receber atendimento médico.
Já o homem, de 46 anos, foi resgatado em estado grave pelos guarda-vidas e recebeu os primeiros socorros ainda no local. Ele foi transportado de helicóptero pela equipe do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas) até o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.
A ocorrência mobilizou diversas equipes de salvamento, incluindo uma moto aquática, a Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros, coordenadores de setor e oficiais da corporação.
A capitã Tamires Silva, do Corpo de Bombeiros do Paraná, alertou sobre os perigos das correntes de retorno próximas a estruturas como trapiches, moles e pedras, recomendando que banhistas evitem essas áreas. “Sempre procure locais monitorados por guarda-vidas e respeite o horário de funcionamento dos postos, que vai das 8h às 19h”, reforçou.