A Guarda Civil Municipal de Paranaguá (GCM) iniciou, nesta semana, a Operação Saturação na Ilha dos Valadares e área central da cidade. A operação já vinha sendo realizada de forma extraoficial e, observando que havia resultado, e com a chegada de novas viaturas, foi possível oficializar a ação na quarta-feira, 4. Tais ações surtiram efeitos positivos e o comando planeja ampliar para outros bairros a fim de diminuir a criminalidade no município.
De acordo com informações divulgadas pela GCM, esta é uma determinação para atender aos bairros que apresentam mais problemas por meio de uma saturação de patrulhamento e abordagens. As viaturas da ROMU, da área, viaturas locais e mais as viaturas do comando ficam em média duas horas no bairro fazendo o policiamento de emergência e abordagem de suspeitos.
“Os bairros onde são feitas as saturações ficam com o índice quase zero de crime naquele dia. Por isso, a ideia agora é fazer um quadro de trabalho para contemplar outros bairros”, destacou a GCM.
O índice de crimes diminui na Ilha dos Valadares e área central na quarta-feira, 4, quando a GCM esteve nos locais
Na quarta-feira, 4, quando a ação foi realizada na Ilha dos Valadares, não foram observadas ocorrências, enquanto no Labra houve dois homicídios, comprovando que a operação tem resultados positivos nos bairros onde atua. “Diminui muito o índice de criminalidade nesses locais. Na quarta-feira, na Ilha dos Valadares, trabalhamos com 12 guardas e três viaturas. Fizemos as abordagens, mas somente pequenas quantidades de drogas foram encontradas”, destacou a GCM, ressaltando que as abordagens pela ROMU também acontecem em frente a creches, escolas e prédios públicos para inibir a marginalidade. Além de verificação de drogas e armas, as equipes estão orientadas a também realizarem o policiamento de trânsito durante o período da operação.
Fotos: GCM Ismael